Em um mundo cada vez mais competitivo em que as pessoas estão constantemente sobrecarregadas de trabalho, compromissos e tantos outros afazeres pessoais, manter a atenção, a concentração e o equilíbrio emocional parece difícil.

16/05/2019 por Adriano Hany

Em um mundo cada vez mais competitivo em que as pessoas estão constantemente sobrecarregadas de trabalho, compromissos e tantos outros afazeres pessoais, manter a atenção, a concentração e o equilíbrio emocional parece difícil. Para ajudar nesta tarefa, a psicóloga Laura Maria Cardoso (CRP 14/03478-7) apresenta os benefícios do Mindfulness – uma técnica utilizada para melhorar a atenção e, consequentemente o equilíbrio emocional, evitando a ansiedade e o estresse cotidiano.

De acordo com Laura Maria Cardoso – instrutora de Mindfulness pelo Centro Mente Aberta (Departamento Médico da UNIFESP-SP) e Life coach especializada em períodos de transições de vida – o Mindfulness pode ser realizado por todas as pessoas e de todas as idades. Na Inglaterra, por exemplo, 370 escolas públicas adotaram a técnica como prática do currículo regular; além disso, 180 parlamentares, em 2015, fizeram o programa de Mindfulness para melhorar seus desempenhos em atividades profissionais e pessoais.

O médico americano Jon Kabat-Zinn introduziu pela primeira vez o Mindfulness nos Estados Unidos, em 1979. Conforme  Kabat-Zinn, o Mindfulness é “a consciência que surge quando prestamos atenção – com propósito – no aqui e agora e sem julgamentos”. O primeiro passo é parar, o que não é tão simples.

Para Laura Maria Cardoso, o programa não é uma moda ou algo passageiro e sim uma necessidade no mundo atual. Ela revela que algumas técnicas formais do Mindfulness existem há mais de 2500 anos, oriundas de uma tradição oriental. No Brasil, o termo foi traduzido como mente presente ou atenção plena. “Por meio de estudos científicos, observou-se que o importante é relembrar e cultivar, ou seja, manter a prática de focar a atenção e notar coisas novas no dia a dia. É ter mente de iniciante e se abrir para coisas diferentes”.

A psicóloga afirma que, com a execução correta das técnicas ensinadas no programa de Mindfulness, é possível reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a capacidade de concentração, retardar o envelhecimento, melhorar a qualidade do sono, ser mais criativo, aumentar a imunidade, entre tantos outros benefícios para o cotidiano.

Mindfulness é um termo “guarda-chuva” porque tem vários significados: é um estado psicológico que deixa as pessoas mais tranquilas e mais serenas; um conjunto de práticas para desenvolver um modo de ser mais saudável”, finaliza a psicóloga.

Sua explicação sobre o Mindfulness foi apresentada gratuitamente na Oficina do Conhecimento da Farmácia Vide Vida. O objetivo dessas oficinas é levar às pessoas informações para melhorar a saúde física e emocional, pois, somente o uso de medicamentos não basta, muitas vezes é necessário corrigir hábitos para obter uma melhor qualidade de vida.

Saiba mais sobre o Mindfulness pelo email lauramariapsico@gmail.com ou telefone (67) 99636-1991.