Sabe aquela história do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”? Ela não “cola” no mundo do empreendedorismo, principalmente porque dentro de um ambiente empreendedor, é possível que alguém saiba mais que você e o conhecimento sabe distinguir se você é o proprietário ou um simples funcionário da empresa.

02/12/2019 por Adriano Hany

Ela não “cola” no mundo do empreendedorismo, principalmente porque dentro de um ambiente empreendedor, é possível que alguém saiba mais que você e o conhecimento sabe distinguir se você é o proprietário ou um simples funcionário da empresa.

Nas grandes corporações, a tendência é que a decisão do cargo mais alto da empresa seja atendida. Mas precisamos nos atentar de que esta prática geralmente é gerada mediante a uma reunião de colegiado, como sócios e acionistas. Já na pequena empresa, aqueles pequenos negócios que movimentam a economia nacional nos bairros, essas decisões são tomadas em conjunto com boas ideias.

Inicia-se uma demanda e esta é debatida momentaneamente entre empreendedores, familiares, amigos e, por último, algum especialista que saiba direcionar o sucesso da ideia. Por exemplo, para ampliar as vendas, uma grande empresa tem sempre uma equipe de vendas composta por cargos de baixo e alto escalão, e na maioria das vezes, já se imagina a contratação de uma consultoria ou uma agenda de marketing especializada naquele segmento.

Já no “minimicro” negócio de bairro, quando precisa que as vendas sejam ampliadas, o empreendedor conversa com seus amigos, grupos de whatsappp, recorre a um jovem “descolado” da família que entende de redes sociais e marketing digital e inicia os testes. Na maioria das vezes, dá certo e as vendas, de fato, aumentam. Mas essa atitude é uma “sofrência diária” para conseguir fidelizar essa estratégia e ter uma solução sólida.

Mas existe outro modelo de iniciativa que vem tomando conta dos pequenos negócios, que é a contratação de profissionais altamente qualificados e que detém a espertize de gerar resultados. Estou dizendo de profissionais, como administradores, especialistas em marketing, gestores de pessoas, analistas de logísticas, entre outros.

Não se pode ter a velha mentalidade do “eu não aguento pagar esse profissional” ou “eu não tenho condições de ter uma agência de propaganda”, e outras reclamações e murmúrias que servem apenas como barreiras mentais na vida do empreendedor.

Claro que consegue. Hoje em dia existem profissionais para todos os níveis de mercado, pessoas aptas a dar dicas e até mesmo prestar um excelente serviço para lhe atender na demanda que você mais sonha no mundo empreendedor: ter sucesso. E sucesso não é apenas aumentar os lucros, mas ver o negócio prosperar.

Tome decisões grandes, que impactam no aumento das vendas, na valorização da marca e em algo que te deixa orgulhoso de empreender.

Ah, e tem mais! Pense em parceiros como o Sebrae, conselhos de classe, como Administração, Contabilidade, Economia, uma associação de recursos humanos e outras. Sempre haverá algo ou alguém para lhe atender.

Invista em relacionamento, mas relacionamentos que te rendem conhecimento e ideias de desenvolvimento para o seu negócio. Baste menos tempo conversando fiado nos grupos de WhatsApp tentando debater política com quem não tem o mínimo de conhecimento da causa. Pense em obter aprendizado pela internet e não apenas ficar analisando fatos que muitas vezes são fakenews sobre política, economia e assuntos internacionais. Procure visitar a Câmarea de Vereadores da sua cidade e converse com parlamentares que integram a comissão de comércio, negócios, economia e outros. Assim, entenderá o que está se passando na gestão pública e desenvolvimento da sua cidade.

Adotando boas práticas de sucesso, você chegará ao topo sem perder o foco, ou seja, de maneira mais rápida.

Pense nisso. Ah, e se quiser um parceiro para tomar um café e debater assuntos de sucesso, me mande uma mensagem.

Fique bem e nunca esqueça: “Seus sonhos são o que você executa e não o que você pensa”.

Grande abraço.

Dendry Rios
Telefone:
+55 67 99251-0791 / 98478-2269
E-mail: dendryrios@gmail.com
Facebook: Dendry Rios
Instagram: @dendryrios