fbpx
Search

Aprovada Práticas Integrativas Complementares em Saúde em Campo Grande

Sempre desejamos ter tempo para praticar yoga, meditação,Tai Chi Chuan, musicoterapia ou quaisquer atividades capazes de melhorar nossos corpo e mente. Por isso, a aprovação do Projeto de Lei n. 9.325/19 na Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (5), foi comemorado pelo autor do projeto, vereador Dr Lívio, por praticantes e professores das áreas. O projeto aprovado cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do município de Campo Grande e dá outras providências.

“Fico feliz pela aprovação do projeto e quero deixar claro que minha posição é mostrar que há eficácia em muitas práticas. Meu desejo é que possamos sair apenas do uso de medicamentos e ir em busca do bem-estar”, avaliou.

As PMPICEPS são séries de práticas integrativas como: acupuntura e homeopatia, para o bem estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos para estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. Agora a implementação das Práticas só depende da sanção do prefeito.

Cuidar de quem cuida

“Sempre desconfiei de cursos e coisas públicas oferecidas para nós. Tanto que no início eu não quis fazer nenhuma. Aí comecei a fazer a Musicoterapia e as outras e de imediato percebi os benefícios”, revelou a agente comunitária há 18 anos, Rose Teixeira. Rose participa das PIC’S (Práticas Integrativas e Complementares) da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Nelson Tokuei Simabukuro. A musicoterapia acontece todas as segundas a partir das 07h45.

À tarde a unidade oferece Aromaterapia também às segundas. Além delas acontece Constelação Familiar, Vivência em Yoga, Vivência em Danças Circulares, Vivência em Tai Chi Chuan e Reiki. Outra unidade atendendo o projeto é a UBS Universitário – Dr Germano Barros de Souza com as mesmas PIC’S.

O vereador Dr Líviotem participado das PIC’S e recentemente participou da Musicoterapia na UBSF Dr. Nelson Tokuei Simabukuro. Lá ele ouviu as necessidades do local e soube dos benefícios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC’S) para os usuários da unidade. Depois conversou com eles: “Eu espero que vocês aproveitem muito. É uma satisfação muito grande estar com este projeto, com esse conjunto de pessoas fazendo acontecer este propósito. Quando você recebe todo este clima de bem-estar geral, trabalhando corpo e mente, você vai transmitir toda essa paz, benefício e bem-estar. A gente só espera que vocês aproveitem”, desejou.

PIC’S

Desde o dia 23 de setembro, acontece a pesquisa científica idealizada e fomentada pelo Dr. Lívio Vianna de Oliveira Leite, o vereador Dr. Lívio. É o Programa Voluntário de Cuidados Integrativos e Complementares para os Profissionais da Saúde da Sesau. A população envolvida nesse programa será composta por profissionais de saúde pertencentes ao quadro da SESAU e lotados nas UBSs Universitário e Aero Rancho. (segue anexo com programa e quadro das aplicações nas Unidades Básicas de Saúde).

Esse projeto é constituído de três etapas, na primeira etapa será realizada a Semana de cuidados integrativos e complementares para os profissionais gestores da SESAU; a segunda etapa será a realização do Programa voluntário de cuidados integrativos e complementares para os profissionais da saúde da SESAU, profissionais pertencentes ao quadro das duas UBSs Universitário e Aero Rancho; e a terceira etapa será a realização da pesquisa referente a qualidade de vida dos profissionais de saúde da SESAU, profissionais pertencentes ao quadro das duas UBSs elencadas e que aceitarem participar da pesquisa.

As PIC’S (Práticas Integrativas e Complementares) mais conhecidas são homeopatia, aromaterapia, meditação, musicoterapia, acupuntura, yoga, dança circular, arteterapia e Constelação Familiar. As metas estão alinhadas à Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países-membros até 2030.