Segundo o órgão, em 2018, a exportação da espécie de peixe ultrapassou 770 toneladas, respondendo por 95,3% do resultado nacional.

19/03/2019 por Da Redação

O estado de Mato Grosso do Sul triplicou a exportação de tilápia, assumindo assim a liderança nacional do mercado no Brasil. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (18) pela editoria Mercado Agropecuário.

Segundo o órgão, em 2018, por exemplo, a exportação da espécie de peixe ultrapassou 770 toneladas, respondendo por 95,3% do resultado nacional. A diretora técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt, afirma que o bom desempenho do produto sul-mato-grossense no cenário nacional é reflexo da profissionalização do setor.

“Os produtores estão otimistas mas existem alguns desafios a serem superados como a negociação com as indústrias e o controle dos custos de produção, onde a ração chega a representar 65%”.
Mariana explica que o setor tem evoluído ao longo dos anos. “Melhoramos a qualidade de peixe produzido em nosso estado. Com a profissionalização dos piscicultores, além da qualidade elevamos a aceitação dos nossos produtos por outros países, prova disso é que, em três anos, as nossas exportações cresceram 236%”.

(*) Informações com Sistema Famasul.