fbpx
Search

PL do vereador Odilon pretende permitir que postes de iluminação e semáforos funcionem também por energia solar

Os postes de energia de Campo Grande, bem como os semáforos da Capital, poderão funcionar também por energia solar, conhecida como fotovoltaica. O Projeto de Lei de autoria do vereador Odilon de Oliveira que autoriza esse sistema, poderá ser votado em primeira discussão na Câmara Municipal nessa terça-feira (11).

Segundo o texto do PL, a Prefeitura fica autorizada para implantar na rede de iluminação pública e semafórica o sistema de fornecimento de energia elétrica gerada a partir dos raios solares. Ainda de acordo com a legislação, para realizar a instalação progressiva das placas de captação dos raios solares, necessárias para o sistema funcionar, poderão ser utilizados os canteiros centrais das avenidas e espaços públicos, desde que não haja local tecnicamente mais apropriado.

Mesmo com a instalação da energia fotovoltaica, à rede de iluminação pública poderá funcionar também com o fornecimento de corrente elétrica convencional em conjunto com o sistema fotovoltaico autorizado para que a rede não sofra interrupção. Se aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Marcos Trad (PSD), a lei deverá ser regulamentada no prazo máximo de 90 dias a partir de sua publicação em Diário Oficial.

De acordo com Odilon, a Lei segue a linha das boas práticas energéticas, ou seja, obedece uma demanda mundial de energia limpa e renovável. “Essa é uma tendência mundial e, por isso, não podemos fechar os olhos para essa realidade. Com as lâmpadas de led, este mecanismo tornou-se viável. Além disso, a economia gerada volta aos cofres públicos podendo ser aplicadas em outras áreas também importantes”, explicou.

Além de Odilon, também assinam o projeto os vereadores João Rocha e Ayrton Araújo.