fbpx
Search

Saúde de servidores do UBS Universitário melhora com Yoga

“Eu ficava tenso. agora estou mais calmo devido aos trabalhos das Práticas. Este trabalho de prevenção é muito prático de ser feito. É uma maneira de evitar o uso de dinheiro no tratamento da população e dos servidores”, revelou Fernando Rocha, 54 anos, com 32 anos de trabalho como agente comunitário de saúde. Ele participou nesta manhã (14), da Vivência em Yoga na Unidade Básica de Saúde do Universitário Dr. Germano Barros Souza.

Outra servidora que se surpreendeu com as PIC’S (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) foi Sandra da Silva, 52 anos, com 21 anos de trabalho como agente comunitária de saúde. “Eu não conhecia estas práticas não sabia das vantagens. Sofro com depressão, síndrome do pânico e faço tratamento psiquiátrico há 8 anos. Por isso, quando me falaram destas Práticas achei um pouco exagerado porque não conhecia e achava sem sentido porque não tinha conhecimento. Eu tinha bico de papagaio, muitas dores na coluna, dores na lombar e hoje, depois de algumas semanas participando das Práticas, não sinto mais nada, tenho mais disposição para o trabalho. Me sinto renovada”, avaliou.

Para o idealizador e fomentador do Programa Voluntário de Cuidados Integrativos e Complementares para os Profissionais da Saúde da Sesau, vereador Dr. Lívio este é um momento do dia para melhorar o corpo e a mente nos deixando leves e preparados para o que vier. “Fico feliz de ver o funcionamento das PIC’S na vida dos servidores. É visível e evidente os benefícios de práticas como Yoga, Meditação, Musicoterapia, Tai Chi e Constelação Familiar na vida destas pessoas. Também é um trabalho de prevenção”, analisou Lívio.

As PIC’S acontecem também na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Nelson Tokuei Simabukuro. Nestas unidades estão disponíveis Musicoterapia, Aromaterapia, Constelação Familiar, Vivência em Yoga, Vivência em Danças Circulares, Vivência em Tai Chi Chuan e Reiki.

PIC’S

Desde o dia 23 de setembro, acontece a pesquisa científica idealizada e fomentada pelo Dr. Lívio Vianna de Oliveira Leite, o vereador Dr. Lívio. É o Programa Voluntário de Cuidados Integrativos e Complementares para os Profissionais da Saúde da Sesau. A população envolvida nesse programa será composta por profissionais de saúde pertencentes ao quadro da SESAU e lotados nas UBSs Universitário e Aero Rancho. (segue anexo com programa e quadro das aplicações nas Unidades Básicas de Saúde).

Esse projeto é constituído de três etapas, na primeira etapa será realizada a Semana de cuidados integrativos e complementares para os profissionais gestores da SESAU; a segunda etapa será a realização do Programa voluntário de cuidados integrativos e complementares para os profissionais da saúde da SESAU, profissionais pertencentes ao quadro das duas UBSs Universitário e Aero Rancho; e a terceira etapa será a realização da pesquisa referente a qualidade de vida dos profissionais de saúde da SESAU, profissionais pertencentes ao quadro das duas UBSs elencadas e que aceitarem participar da pesquisa.

As PIC’S (Práticas Integrativas e Complementares) mais conhecidas são homeopatia, aromaterapia, meditação, musicoterapia, acupuntura, yoga, dança circular, arteterapia e Constelação Familiar. As metas estão alinhadas à Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países-membros até 2030.