fbpx
Search

Semana do vereador Odilon de Oliveira: acompanhe o trabalho do parlamentar

De autoria do vereador Odilon, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na última semana o Projeto de Lei nº 9.397/19, que autoriza a implantação de sistema de fornecimento de energia elétrica gerada a partir dos raios solares na rede de iluminação pública e semafórica da Capital.

De acordo com Odilon, com a medida, a Câmara Municipal demonstra que entende a tendência mundial de se investir cada vez mais em energia limpa. Ele ainda argumentou que, com a lei, a Prefeitura Municipal terá um mecanismo para investir nesse sistema fotovoltaico e com a instalação das lâmpadas de led promovida pela atual gestão do prefeito Marquinhos Trad, esse sistema tornou-se viável. Além disso, a economia gerada pode voltar aos cofres públicos podendo ser aplicadas em outras áreas também importantes.

Já na última segunda-feira (11), Odilon recebeu, em seu gabinete, a Dona Carmen, liderança comunitária do Talismã. No encontro ela pediu ao vereador indicações de algumas melhorias que o bairro necessita. O documento será encaminhado as secretárias municipais competentes para que seja resolvido, o quanto antes, esses problemas. Além dessas reivindicações, o parlamentar aprestou outras 35 indicações, entre elas, tapa-buraco, limpeza de bueiros, restabelecimento de iluminação pública, entre outras.

O parlamentar enalteceu a parceria com as lideranças dos bairros, pois segundo ele deixa o mandato cada vez mais próximo da população.

Dando continuidade ao trabalho da semana, na última terça-feira (12), o vereador se reuniu com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência E Tecnologia e Agronegócio, Herbert Assunção. O encontro também teve a participação da sindica do condomínio Rui Pimentel 1, Rosângela Martins da Silva. O encontro teve como assunto a viabilização de uma horta comunitária que atenderá as famílias do bairro.

A capital já conta com 106 hortas comunitárias implantadas pela Sedesc. Esse projeto, de acordo com Odilon, é muito importante, pois tem alimentado, gerado emprego e renda para moradores de várias regiões da cidade.

Na quarta, o vereador Odilon de Oliveira, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Campo Grande, participou da Audiência Pública que discutiu o Relatório Fiscal dos Gastos da Prefeitura Municipal no 3º Quadrimestre de 2019. Os dados foram apresentados pelo Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto.

De acordo com o vereador Odilon, essa prestação de contas é uma das formas de tanto o Poder Legislativo, quanto a população, fiscalizar onde os recursos da Prefeitura estão sendo empregados. O relatório deixou o parlamentar contente, pois o Executivo Municipal apresentou queda de 54% para 51% do limite prudencial. Ou seja, esses dados demonstram zelo pelo dinheiro público que vem sendo uma meta do secretário Pedro, bem como do prefeito Marquinhos Trad, afirma Odilon.

Terminando a semana, o vereador visitou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, para apresentar um projeto, de autoria dele, que prevê a criação de um aplicativo de transporte para atender secretários, diretores e funcionários da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Essa ferramenta será utilizada pelos motoristas que já trabalham com outros aplicativos, como Urban, Uber e 99.

A ideia principal do projeto é reduzir e diminuir os custos de manutenção da frota municipal, pois a o Executivo deixaria de gastar com combustível, manutenção, impostos, entre outras despesas, que os veículos geram aos cofres públicos. Além disso, geraria uma renda a mais aos motoristas, pois em apenas uma ida a Prefeitura, já poderia pegar outro passageiro também do setor público.

Ou seja, ganharia os trabalhadores, bem como o Executivo Municipal. O vereador alega que esse tipo de pensamento é uma tendência mundial, pois diversas empresas vêm adotando a utilização destes aplicativos para o deslocamento dos seus funcionários, afim de reduzir custos.