O Bioparque Pantanal é um lugar de conhecimento e experiências inclusivas. Para pessoas com deficiência, como o professor Márcio Ximenes Ramos, que é cego, o Bioparque oferece visitação guiada e recursos tecnológicos que contribuem para a autonomia e inclusão. O local foi inaugurado em março de 2022 e imediatamente se tornou referência em inclusão e acessibilidade.
O Bioparque disponibiliza tecnologia para os visitantes com deficiência e a equipe de guias ajuda as pessoas cegas para que a experiência seja realmente inesquecível. Além disso, há a experiência tátil, que permite que pessoas cegas ou com baixa visão possam tatear os tanques e animais expostos. Monique Lopes Marques, estudante de psicologia, que tem baixa visão, fez o passeio e adorou a experiência.
Para melhorar o atendimento inclusivo, o Bioparque realizou melhorias como áudio descrição e a acessibilidade para o uso do tablet. Os guias são fundamentais para o atendimento das pessoas com deficiência, uma vez que permitem que a pessoa tenha as mãos livres para interagir e melhorar a experiência.
O Bioparque atende de forma diferenciada as pessoas com deficiência e até aquelas que estão acamadas. O espaço possui o maior aquário de água doce do mundo e conta com cerca de 40 mil peixes e 358 espécies de animais.