O Saltenha Fest chega à sexta edição neste sábado (8), das 16h às 21h, no Porto Geral de Corumbá (MS). Idealizado pelo ativista cultural corumbaense Arturo Ardaya, 64 anos, o festival celebra a integração cultural Brasil-Bolívia por meio da gastronomia, da música e de manifestações artísticas.
A expectativa é repetir o sucesso de 2024, quando mais de oito mil saltenhas foram vendidas nas barracas instaladas em frente ao casario histórico. O evento terá shows da Orquestra Internacional Sombras de América, de Puerto Quijarro (BO), e da Banda Manoel Florêncio, de Corumbá, embalando o público com cumbia, bachata, salsa, merengue e outros ritmos latinos.
Tradição fronteiriça
A saltenha – massa assada semelhante ao calzone – foi criada no final do século XVIII pela argentina exilada Juana Manuela Gorriti, em Potosí, na Bolívia. O salgado tornou-se um dos mais consumidos em Corumbá, em padarias, lanchonetes e feiras livres, e figura como símbolo gastronômico da Capital do Pantanal.
Em 2021, a Câmara Municipal instituiu o Dia da Saltenha, comemorado em 10 de novembro. Segundo Ardaya, o festival nasceu para “celebrar laços culturais e afetivos” na fronteira, aproximando brasileiros e bolivianos.
Hino oficial
Esta edição marca o lançamento de um hino do Saltenha Fest. A letra, composta pelo professor e sambista Pedro Castro com apoio de inteligência artificial, exalta a união dos povos ao ritmo da cumbia.
Receita de família
Para quem quiser reproduzir a iguaria em casa, Arturo Ardaya compartilhou a receita utilizada pela família há décadas. O preparo rende 40 unidades.
Massa
- 1 kg de farinha de trigo
- 200 g de banha
- 100 g de semente de urucum (reserve parte para o recheio)
- 1 colher (sopa) de sal
- 300 ml de água
Recheio
- 1,5 kg de peito de frango
- 1,5 kg de batata
- 1/2 kg de cebola
- 100 g de pimenta seca
- Pimenta-do-reino, cominho e orégano a gosto
- 1 colher (sopa) de sal
- 100 g de ervilha
- 40 azeitonas
- 80 uvas-passas
- Ovos cozidos picados a gosto
- Farinha de trigo para engrossar o caldo
Preparo da massa
Derreta a banha e adicione o urucum, mexendo até liberar a cor; coe. Misture a farinha com o sal, incorpore o tingimento e acrescente água gradualmente até obter massa consistente. Modele discos de cerca de 4 cm de diâmetro por 1 cm de altura e deixe descansar por pelo menos uma hora.
Preparo do recheio
Cozinhe a batata em cubos. Asse o frango sem tempero e desfie. Refogue a cebola, misture o frango, parte do tingimento e os temperos. Engrosse 500 ml de água com farinha e urucum até formar um mingau; incorpore o frango refogado.
Montagem
Abra a massa em círculos finos, coloque o recheio, acrescente azeitona, ervilha, uvas-passas e ovo. Feche trançando as bordas. Asse em forno alto por cerca de 40 minutos, até ficar crocante. A massa deve ir ao forno imediatamente após a montagem para evitar rompimentos.
Serviço
Saltenha Fest – 6ª edição
Data: sábado (8)
Horário: 16h às 21h
Local: Porto Geral de Corumbá (MS)
Entrada: gratuita
Com informações de Campo Grande News









