Revolta! Esse é o sentimento de grande parte de estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo grande, após a divulgação de um vídeo onde um acadêmico da entidade teve alimentos – no qual vendia para sobreviver – apreendidos por um funcionário da instituição.
As cenas foram registradas na manhã de hoje (26), no Bloco IV, e mostram a fiscalização e agressões entre o universitário e o servidor terceirizado. Além disso, em um ponto do vídeo é possível ver o estudante arremessando um objeto que acerta o funcionário. “Chama a Polícia Federal, vocês não podem pegar as minhas coisas”, pede o aluno.
Toda a confusão é acompanhada por seguranças da universidade, no entanto eles não conseguem coibir as agressões. Já o servidor pede para que o estudante se identificasse e o ameaça dizendo que poderia sofrer processo administrativo.
“E eu vou roubar para me sustentar? Vocês tiram a bolsa da gente e ainda fazem esta patifaria”, reclama.
Após a intervenção, o fiscal recolhe a garrafa de café e uma caixa com os produtos, mas outros alunos vão até ele e tentam intervir a favor do estudante, mas tanto o funcionário quanto os manifestantes se agridem.
Problema
Uma das reclamações dos acadêmicos nas redes sociais é a falta de oferta de alimentos para o intervalo entre as aulas, como lanches ou salgados. Muitos alegam que as cantinas foram retiradas do local e os contêineres que vendem comida não suprem a necessidade.
Nota
A UFMS explicou em nota que “repudia todo e qualquer ato de violência na Instituição. Em relação ao ocorrido, imediatamente, iniciou-se a apuração dos fatos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Até que a apuração seja concluída, o profissional terceirizado foi afastado da Unidade. A UFMS esclarece que o comércio ambulante é vedado dentro das instituições federais”.
Vídeo publicado pelo Jornal Midiamax.