A obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Rio Brilhante deve começar em breve. É o que garantiu o Diretor Presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. logo após anunciar ordem de serviço.
“Esta ação, agora determinada por nós, só foi possível graças a ajuda que veio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Há uns 30 dias, estivemos com o Presidente da Fundação Coronel Giovanne Gomes da Silva, junto com o Senador Nelsinho Trad, pedindo a liberação desse convênio. Saímos de lá com a garantia de ser executado e agora estamos autorizando o início da obra que irá atender melhor a cidade e promover mais saúde para a população”, lembrou o Presidente da Estatal durante visita oficial.
A autorização do início das obras de ampliação da ETE em Rio Brilhante faz parte de uma grande ação do Governo do Estado que está empenhado na busca pela universalização dos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul.
Parceria Funasa – Na atual gestão do governo do estado, a Funasa já conseguiu liberar cerca de R$ 116 milhões em recursos oriundos do Governo Federal para obras do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário em MS. Parte foi disponível via Programa de Aceleração do Crescimento 2.
“Além desse pedido específico da ampliação da ETE em Rio Brilhante, deixamos na FUNASA uma nova pauta com mais 24 propostas para viabilizar obras em pelo menos 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Com a liberação dos recursos, vamos avançar em outras cidades, garantindo saneamento para todo cidadão sul-mato-grossense”, finalizou Walter Carneiro Jr. Diretor Presidente da Sanesul.
Obras da ETE de Rio Brilhante
Localizada a 161 km de Campo Grande, a cidade de Rio Brilhante tem quase 37 mil habitantes. A assinatura da ordem de serviço é da ampliação em 30 litros por segundo, inclusive o pós-tratamento, 10 ligações domiciliares de esgoto, elevatória de esgoto final, linha de recalque e urbanização.
A obra será paga com recursos do PAC 2 – FUNASA e contrapartida da própria empresa Sanesul, num total de R$ 3.436.859,82, que irá garantir o aumento da capacidade de tratamento dos atuais 10 para 40 litros de esgoto por segundo.
O encontro foi no gabinete do Prefeito Donato Lopes da Silva. O Diretor da Sanesul também esteve no local onde será feita a obra, no prolongamento da Rua Juviano Medeiros s/n, ao lado da estação atual.