Em um esforço integrado, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Campo Grande (AGEREG) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços (Agepan) realizaram na última terça-feira (13) uma ação de combate ao aliciamento de passageiros por veículos de aplicativos que realizam transporte ilegal saindo de Campo Grande para o interior em viagens clandestinas.
“A população precisa nos ajudar e denunciar essa prática que pode até parecer inocente e sem vítimas, mas que põe em risco a segurança dos passageiros. Não existe informação sobre qual é o estado de conservação destes veículos e por serem ilegais operam sem seguro que garante direitos ao passageiro em caso de acidentes”, declarou Odilon de Oliveira, diretor-presidente da AGEREG.
A agência municipal disponibilizou quatro fiscais para apoiar a ação que além das Agepan, também contou com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Guarda Municipal de Campo Grande.
A fiscalização começou na Rodoviária de Campo Grande onde existem muitas denúncias de viajantes sendo abordados com oferta de viagens para o interior do estado. Em seguida se estendeu para o distrito de Indubrasil, outro ponto de embarque de transporte clandestino, devido a proximidade com o Aeroporto Internacional.
“Estamos reforçando o combate ao transporte clandestino e apurando denúncias dessa prática ilegal feita por carros particulares de aplicativo. É um serviço clandestino, não permitido nas linhas intermunicipais e que coloca em risco a segurança do passageiro, a qualidade do serviço e todo o sistema de transporte”, diz o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis.
Foram abordados 134 veículos, 11 foram autuados.