Ação realizada na cidade de Ponta Porã por equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, no período de cinco a nove de julho em curso, culminou com a autuação de cinco agências bancárias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú/Unibanco e Santander (Brasil).
A diligencia se deu em atendimento a repetidas denúncias de consumidores. Em todas as agências foram detectadas, como é o caso do excesso de demora para atendimento, agravado pelo fato da senha só ser entregue após os consumidores ingressarem na agência, os impedindo de comprovar o abuso. Entretanto, vários outras anormalidades foram registradas, principalmente no Banco do Brasil onde pessoas que esperavam para realizar “prova de vida” por terem se aposentado por invalidez. E que, mesmo diante de suas deficiências, se obrigaram a aguardar por horas em pé.
Nas agências foram flagradas, também, a inexistência de atendimento prioritário, ausência de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes, falta de atendentes que pudesse orientar os consumidores em fila. Foi comum encontrar agencias que não exibiam alvarás de Licença e Funcionamento ou quando existiam estavam vencidos. No caso do Banco do Brasil, desde 2 010.
As unidades bancárias não possuíam, para acesso dos consumidores, exemplares do Código de Defesa do Consumidor, não dispunham de identificação de locais específicos para atendimento prioritário, os totens para emissão de senhas se encontram desligados e comprovantes de atendimento – quando liberados –estavam impressos em papel termossensivel.