Search

23º Festival de Inverno de Bonito Promove Arte e Cultura

Cartaz do 23º Festival de Inverno de Bonito destacando atrações culturais e musicais gratuitas, com uma programação diversificada de 21 a 25 de agosto de 2024. Inclui shows de Alexandre Pires, Zé Ramalho, Olodum, Sandra de Sá e Teodoro e Sampaio, além do Concerto Gaya de Portugal. O festival também contará com teatro, arte circense, literatura, economia criativa e o Festival Bonitinho, voltado para crianças.

Na 23ª edição do Festival de Inverno de Bonito, 150 atrações totalmente gratuitas e ações transversais serão oferecidas para entreter a família com arte e cultura. O evento, realizado de 21 a 25 de agosto, contará com 15 horas diárias de programação.

Destaques Musicais

O Festival incluirá o Festival Bonitinho pelo segundo ano consecutivo, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e música. Destaque para a atração internacional Concerto Gaya, de Portugal (dia 22), e shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra de Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

Promoção do Turismo e Cultura

Para o governador Eduardo Riedel, o Festival de Inverno promove Mato Grosso do Sul como um destino rico em arte, lazer e ecoturismo. “O Festival já é uma marca consolidada de Mato Grosso do Sul e de Bonito. Ele tem a capacidade de trabalhar muitas formas de desenvolvimento”, afirmou.

Expectativa de Público

O secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), espera 120 mil pessoas nos cinco dias de evento, fruto de um trabalho integrado na gestão estadual. “O Festival de Bonito é um exemplo claro da importância dessa transversalidade de todos os órgãos do governo”, destacou.

Sustentabilidade e Tecnologia

O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, mencionou que uma audiência pública foi realizada para levantar e atender as demandas dos bonitenses. O festival será sustentável, com compensação da emissão de carbono, e repleto de atrações para todos os gostos.

Atrações e Inovações

“Queremos atrair o turismo com um festival multicultural que terá teatro, dança, apresentações na rua, hip-hop, oficinas e economia criativa. Vamos expor o artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul para que as pessoas possam comprar algo e gerar renda. Este ano, o festival será ainda mais tecnológico, com muitas inovações para uma experiência inesquecível”, afirmou Mendes.

Antecipação da Programação

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a antecipação da programação dos shows nacionais contribui para a permanência do turista por mais tempo em Bonito. “Com a antecedência de divulgação do Festival de Inverno, atraímos o público nacional. O turista vai permanecer mais tempo e consumir mais passeios”, explicou.

Festival Bonitinho: Foco nas Crianças

Dentro da política transversal do governo, a Fundesporte ficou responsável pelo Festival Bonitinho, uma programação pensada para as crianças. “Temos o Bonitinho desde o ano passado, com diversas oficinas para os filhos do público, pais e mães, junto com a parte esportiva”, contou o diretor-presidente da fundação, Paulo Ricardo Martins Nuñez.

Impacto no Turismo Local

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Lelo Marchi, não existe mais baixa temporada em Bonito, graças aos eventos realizados na cidade. “Dentre os eventos, o mais esperado é o Festival de Inverno de Bonito”, afirmou.

Plataforma MS Cultural

Durante o lançamento do festival, a Fundação de Cultura também lançou o portal “MS Cultural”, uma plataforma com informações detalhadas sobre festivais, apresentações musicais, exposições de arte, sessões de cinema, oficinas e eventos literários.

Participação de Autoridades

Também participaram do lançamento do Festival de Inverno a primeira-dama, Mônica Riedel, o secretário Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), o ex-governador Reinaldo Azambuja, os deputados federal Dagoberto Nogueira e estadual Paulo Duarte, e secretários adjuntos, entre outras autoridades.