Uma ação conjunta entre a Unimed Campo Grande, a Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde de Guia Lopes da Laguna e Jardim, promoverá nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), uma ação voluntária nos dois municípios, como medida de enfrentamento à Covid-19.
Durante os dois dias, serão realizadas oficinas teórico-práticas, dando ênfase a condutas clínicas e epidemiológicas relacionadas ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus, e também relacionados à segurança dos trabalhadores de saúde.
Além disso, a cooperativa médica doará mil máscaras de tecido às Secretarias de Saúde dos dois municípios para serem distribuídas à comunidade conforme critério e necessidade local, já que o item tornou-se mais uma forma essencial no combate à doença.
A equipe do Hospital Unimed Campo Grande que participará da ação é composta por um dos diretores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, socorrista do SOS Unimed e outros profissionais altamente capacitados para atendimento de pacientes de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
“O objetivo dessa ação é, dentro das condições estruturais de cada um dos municípios participantes, construir conjuntamente um protocolo de atendimento e transferência de doentes, baseados em critérios técnicos e de segurança no momento de enfrentamento à Covid-19”, comentou o diretor de recursos próprios da cooperativa médica, Dr. João Ricardo Filgueiras Tognini.
Voltada para médicos, enfermeiros e profissionais da saúde em geral, a ação terá início hoje à noite em Jardim. Amanhã, o evento será realizado nos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, onde também foram convidados a participar profissionais da saúde da cidade de Bonito.
Ações de enfrentamento
Desde que a Covid-19 foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unimed Campo Grande implantou uma série de medidas com o intuito de preservar a segurança e oferecer a melhor assistência à saúde aos pacientes com sintomas e aqueles testados positivos para a doença.
Além das medidas adotadas dentro da sede e do hospital próprio, a cooperativa tem realizado ações externas que visam contribuir com o controle da contaminação da doença e com a prevenção da sociedade sul-mato-grossense.
Dentre as iniciativas estão a criação da Central de Enfrentamento à Covid-19 (Cecovid), o Canal de Atendimento exclusivo com médicos otorrinolaringologistas para atender pacientes com rinite, sinusite e outras infecções de ouvido e garganta, o Pronto Atendimento de Síndrome Respiratória, a suspensão de cirurgias eletivas, mantendo apenas as mais graves e de pacientes oncológicos, o Canal de Apoio ao Colaborador, ampliação do serviço de Psicologia Hospitalar, distribuição de máscaras de tecido para colaboradores, clientes empresariais, entidades filantrópicas e para clientes que chegam às recepções da sede e do hospital sem estarem utilizando o item de segurança, transmissões ao vivo, abordando temas variados ligados à Covid-19 e aulas de yoga online para quem frequentava as aulas ministradas no Parque dos Poderes, temporariamente suspensas.