Search

Ação de orientação sobre câncer de mama é reconhecida com ‘selo empresa amiga da mulher’

A atuação comprometida com as boas práticas e valorização feminina resultaram no reconhecimento do Shopping Campo Grande como ‘Empresa Amiga da Mulher’. O selo foi concedido durante solenidade promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania no último dia 14 de março.

A atuação comprometida com as boas práticas e valorização feminina resultaram no reconhecimento do Shopping Campo Grande como ‘Empresa Amiga da Mulher’. O selo foi concedido durante solenidade promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania no último dia 14 de março.

O destaque do centro comercial: Outubro Rosa

A ação que conferiu o título de ‘Empresa Amiga da Mulher’ ao Shopping Campo Grande foi o ‘Outubro Rosa‘. Durante esse evento, o foco foi a orientação das colaboradoras do shopping sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero. As mulheres foram convidadas a participar de uma palestra de orientação sobre o câncer de mama e de colo de útero, com a oportunidade de aprender a realizar o autoexame com a equipe de enfermagem que esteve presente.

Durante as palestras, houve uma troca de experiências muito positiva, pois algumas funcionárias já tinham vivido ou passado pelo câncer. Além das informações fornecidas pelas professoras, houve uma troca de vivências que foi bem produtiva. Mauriene Moura, analista de gente e performance do shopping, destaca a importância desse tipo de ação: “Orientamos sobre como prevenir, onde procurar informação, como fazer o autoexame, e foi uma troca bem bacana porque durante as palestras, as funcionárias super se identificaram, algumas já viveram, já passaram pelo câncer, então teve essa troca de experiências e foi bem produtiva porque não foi só informação por parte das professoras, foi uma troca de vivências também”.

A importância do reconhecimento

Para Mauriene, reconhecimentos como este não só fortalecem a empresa, como também deixam o grupo mais unido. Ela ressalta que isso dá mais vontade de continuar e de fazer projetos melhores, para dar às mulheres a informação necessária para que elas possam se cuidar e cultivar o amor próprio em primeiro lugar.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, explica que reconhecer boas práticas de empresas e instituições que pensam sobre e para as trabalhadoras é fundamental para as políticas públicas. Esse processo também incentiva outras empresas a desenvolver relações de consciência social e práticas inovadoras que promovam a equidade de gênero, valorização pelo fim da violência e do assédio, entre outras práticas.

O Selo Empresa Amiga da Mulher

Criado em 2020 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o Selo Social Empresa Amiga da Mulher vem premiando empresas em todo o estado desde 2021. Na quarta edição, seis empresas foram contempladas, entre a capital e o interior:

– Shopping Campo Grande – Outubro Rosa – Campo Grande
– Digix – Licença Menstrual – Campo Grande
– Brenco – Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Costa Rica
– UFMS – Programa Sou Mulher – MS
– Usina Eldorado – Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Rio Brilhante
– Agro Energia – Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Nova Alvorada do Sul

De acordo com a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, a participação de empresas e entidades é essencial no trabalho de conscientização e busca pela igualdade. Ela destaca a importância de envolver e ter uma estratégia para estimular a consciência social dessas empresas, pois o poder público não pode transformar a sociedade sozinho. É necessário estabelecer parcerias entre instituições públicas e privadas para a construção de uma cultura de paz, igualdade e equidade de gênero.

Compromisso com o desenvolvimento social

O Shopping Campo Grande, comprometido com ações de desenvolvimento social, realiza diversas iniciativas ao longo do ano. Em março de 2024, promoveu o ‘Empoderaela’, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante essa semana de ações, foram realizados debates, palestras e atendimentos na área da saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados e bem-estar.

Dentro dessa iniciativa, o shopping também está promovendo até o dia 31 de março uma campanha de arrecadação de absorventes íntimos e itens de higiene pessoal. Esses produtos serão destinados à Casa da Mulher Brasileira, em apoio às mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser entregues em frente ao SAC, próximo à loja Renner.