Search

Adriane Lopes autoriza abertura de processo licitatório para reforma de mais duas unidades de saúde

Prefeita Adriane Lopes autorizou abertura de processo licitatório para reforma de duas unidades de saúde.
Prefeita Adriane Lopes autorizou abertura de processo licitatório para reforma de duas unidades de saúde.

A Prefeitura de Campo Grande anunciou na última quarta-feira (19) a abertura de um processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na reforma de duas unidades básicas de saúde da família. As unidades localizam-se nos bairros Vila Popular e Paulo Coelho Machado, e espera-se que até o final deste ano, pelo menos cinco unidades recebam melhorias.

As melhorias planejadas abrangem toda a estrutura das unidades, desde a reforma do telhado até a revisão completa da rede hidráulica e elétrica, além das adequações necessárias para atender as normas sanitárias vigentes. Essas intervenções visam proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores e um atendimento mais eficiente à população. Juntas, as duas unidades atendem aproximadamente 30 mil pessoas.

De acordo com o edital publicado, a documentação de habilitação e as propostas devem ser entregues na Sala de Reuniões da Secretaria-Executiva de Compras Governamentais, localizada na Avenida Afonso Pena, nº 3.297, Paço Municipal, respeitando as datas e horários especificados.

A Prefeitura de Campo Grande tem se empenhado, desde o início do ano, em uma força-tarefa para revitalizar e reformar as estruturas das unidades de saúde. Até o momento, três unidades já passaram por melhorias, enquanto outras cinco estão atualmente em processo de reforma em diferentes regiões da cidade.

No mês passado, as empresas responsáveis pela reforma das unidades de saúde da família Vila Cox e Los Angeles foram selecionadas. Nessas unidades, serão realizadas readequações na estrutura física, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, telhados, fachadas e áreas internas, além de melhorias nas condições higiênico-sanitárias em geral. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas com essas melhorias.

Esses investimentos não apenas promovem a melhoria das estruturas das unidades de saúde, mas também demonstram a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade e garantir acesso integral aos serviços de saúde para toda a população. A expectativa é que, nos próximos dois anos, pelo menos 20 unidades básicas de saúde e unidades da família existentes no município recebam melhorias.

Até o momento, a Prefeitura já revitalizou três unidades de saúde da família nos bairros Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Jockey Club. Além disso, encontra-se em andamento a revitalização do Complexo de Saúde do Nova Bahia, composto pela USF Nova Bahia, o CRS e o Distrito Sanitário, da USF Marabá e da USF Parque do Sol.

Outros investimentos importantes estão previstos para a área da saúde nos próximos dois anos, incluindo a reforma e revitalização de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reforma da UPA Vila Almeida já está em andamento e deve ser concluída até o final deste ano.

Desde 2017, a cidade de Campo Grande inaugurou onze unidades de saúde nos bairros Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente. As duas últimas foram entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Durante esse período, outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas, demonstrando o compromisso contínuo com a melhoria da infraestrutura de saúde da cidade.