Search

AGEMS e Detran/MS Apresentam Projeto Inovador de Segurança Veicular

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), tem se destacado no cenário nacional como um modelo de inovação e eficiência na inspeção de segurança veicular.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), tem se destacado no cenário nacional como um modelo de inovação e eficiência na inspeção de segurança veicular.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), tem se destacado no cenário nacional como um modelo de inovação e eficiência na inspeção de segurança veicular.

A parceria é realizada por meio de convênio entre o Detran MS, UFMS/FAPEC E AGEMS, que visa aprimorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados por empresas estampadoras e de inspeção veicular e tem gerado resultados notáveis, colocando Mato Grosso do Sul a frente das boas práticas regulatórias do país.

inspecao veicular3

Exemplo de inspeção veicular na prática.

A segurança veicular é um aspecto fundamental para a proteção de motoristas, passageiros e pedestres, envolvendo uma série de práticas e tecnologias destinadas a prevenir acidentes e minimizar os impactos em caso de colisões. A promoção da segurança veicular é essencial para reduzir a incidência de acidentes, salvaguardar vidas e proporcionar um trânsito mais seguro e eficiente.

A AGEMS, implementou um estudo para o sistema de inspeção de segurança veicular que incorpora tecnologias avançadas e processos rigorosos de avaliação. Essa abordagem moderna não apenas assegura que os veículos atendam aos padrões de segurança estabelecidos, mas também proporciona maior transparência e confiança no processo de inspeção das empresas.

Carlos Alberto de Assis na Aneel

Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis

Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou o sucesso dessa parceria ao longo dos dois anos. “Tivemos mais uma entrega de êxito para a população sul-mato-grossense. Foram dois anos de muito estudo e trabalho para entregar inovação e serviços de qualidade prezando pela segurança dos veículos e principalmente pela população do nosso Estado”, explica.

 

Transparência

O convênio também inclui um forte componente de fiscalização e auditoria, assegurando que os processos sejam cumpridos de acordo com as normas e regulamentos vigentes. Essa atenção especial na fiscalização contribuiu para a manutenção de um alto padrão de qualidade que as empresas precisam oferecer aos condutores.

A parceria entre a AGEMS e o Detran/MS tem sido amplamente reconhecida como um modelo a ser seguido por outros estados brasileiros. Os resultados positivos alcançados em Mato Grosso do Sul demonstram que a combinação de tecnologia, capacitação e fiscalização pode transformar a inspeção de segurança veicular em um processo mais eficiente, seguro e confiável.

“Nós tomamos uma iniciativa inédita aqui no Mato Grosso do Sul unindo dois órgãos, Detran e AGEMS, que tem a expertise de fazer essas avaliações e levantamos junto com a Universidade Federal, uma entidade com uma qualidade enorme em termo de profissionais técnicos. Finalizamos agora uma avaliação de serviços de estampagem de placa e de vistoria de veículos no Estado de Mato Grosso do Sul, um projeto muito bom que vai render bons frutos, porque a partir de agora vamos cobrar as medidas necessárias para que os serviços estejam perfeitos”, explica o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade.

Estrutura e Metas do Projeto

A equipe envolvida no projeto é composta por 56 pessoas, que seguiram um cronograma de operações meticulosamente planejado em quatro etapas:

Meta 1: Planejamento das atividades e levantamento de informações técnicas, fiscais, jurídicas e operacionais das empresas vistoriadoras e estampadoras.
Meta 2: Análise das informações e construção do diagnóstico da situação atual.
Meta 3: Construção das propostas de melhoria e elaboração de soluções para os processos analisados.
Meta 4: Avaliação das melhorias propostas. 

Durante esse período, foram realizados diagnósticos em empresas do setor, resultando em um acervo de 10 volumes de relatórios que servirão de base para a fiscalização. Os indicadores mostram 29.050 km de área percorrida, 522 empresas visitadas, 16.776 laudos auditados, 55.166 inconformidades detectadas, processamento de 821 pedidos para atender ao projeto e a geração de 85 relatórios estratégicos gerados.

inspecao veicular2

Treinamento e capacitação FAPEC e UFMS.

O coordenador do projeto e professor da UFMS campus Três Lagoas, Ricardo Turati, explica que o projeto foi executado em duas grandes etapas.

“Nós entregamos hoje os resultados de um trabalho de 24 meses. O processo foi dividido em duas etapas, no que consiste em propostas de melhoria para as empresas e um conjunto de documentos e instrumentos e procedimentos para que a AGEMS possa fazer a fiscalização inteligente desse segmento, e também apresentando inovações com a cartilha de inspeção veicular, manual para auditoria digital e a melhoria de processo das empresas”, explica Turati.

Resultados Alcançados
De acordo com o diretor Matias Gonsales, que iniciou o projeto, os resultados foram surpreendentes e gerou um acervo significativo de melhorias em dez tópicos principais que envolvem segurança viária e inspeção, procedimentos enxutos, padronização do trabalho, melhoria da qualidade, relatórios de inteligência, capacitação e treinamento, publicidade e marketing, segurança jurídica, prestação de contas, inovação e melhoria contínua.

“O sucesso deste projeto reflete o compromisso da AGEMS e do Detran/MS com a qualidade dos serviços prestados à população. Com certeza esse trabalho resultou em um novo padrão na inspeção de segurança veicular, não apenas cumprindo requisitos legais, mas indo além, garantindo um bom serviço no resultado final”, finaliza Matias.