A Águas Guariroba, concessionária da Aegea, alcançou um marco significativo em suas operações ao passar a gerar sua própria energia, utilizando parques eólicos localizados na Bahia. Com a novidade, a Águas Guariroba gera energia para 95,5% de todas as suas operações proveniente de fontes 100% limpas. A produção de energia eólica corresponde a 93% do total consumido, enquanto outros 2,5% vêm de uma usina solar em Cassilândia.
Conforme explicado por Isadora Andrade, coordenadora de Operações, a mudança representa um avanço importante para a concessionária. “Anteriormente, adquiríamos energia no mercado livre, também de fontes renováveis. Com a produção própria, a empresa não só garante uma fonte completamente limpa, mas também reforça o compromisso com a redução de emissões e os pilares ESG”, afirmou.
A geração de energia é viabilizada através de um contrato firmado pela Aegea, beneficiando 15 concessionárias do grupo, incluindo a Águas Guariroba. As usinas, administradas pela Serena Energia, possuem 20 aerogeradores de 5,8MW cada, totalizando uma potência de 116MW, responsáveis por entregar aproximadamente 500GWh anualmente, volume suficiente para abastecer uma cidade com 700 mil habitantes.
Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea, destacou que 98% da energia consumida pelo grupo é de fontes renováveis. Além disso, mencionou a meta de redução de 15% no consumo específico de energia até 2030, ligada a emissões de Sustainability-Linked Bonds (SLB). “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a agenda ambiental do Brasil”, comentou.
As usinas eólicas estão localizadas no complexo Assuruá 5, em Xique-Xique e Gentil do Ouro, na Bahia, e já estão em plena operação. Atualmente, a Águas Guariroba consome 9.853 MWh. Para efeito de comparação, uma residência comum consome em média 152 kWh por mês.
Emerson Rocha também comemorou a parceria com a Serena Energia, ressaltando a importância do investimento contínuo em energia limpa para garantir operações mais eficientes e sustentáveis em todo o Brasil.