Search

Águas Guariroba expande saneamento em escolas rurais

Águas Guariroba leva esgoto a escolas rurais e reforça seu compromisso de levar saneamento a toda Campo Grande. Por meio do programa Escola Saneada, a concessionária tem melhorado a vida de centenas de alunos na Capital e na zona rural.

Águas Guariroba leva esgoto a escolas rurais e reforça seu compromisso de levar saneamento a toda Campo Grande. Por meio do programa Escola Saneada, a concessionária tem melhorado a vida de centenas de alunos na Capital e na zona rural.

“A realidade mudou aqui. Diminuíram os casos de crianças doentes e a confiança na água também aumentou.” Esse é o relato de Neide Pinheiro, gerente da Unidade Básica de Saúde que, junto com a escola Orlandina Oliveira Lima, na comunidade Aguão, foi contemplada com rede de esgoto tratado e água de qualidade.

Seguindo com o compromisso de levar saneamento básico a toda Campo Grande, a Águas Guariroba implementou o programa Escola Saneada em diversas escolas da zona rural. O primeiro exemplo foi na escola Orlandina Oliveira Lima, onde as obras, finalizadas há dois meses, transformaram a realidade de 142 alunos do ensino infantil ao nono ano.

“Esse programa Escola Saneada apresenta mais uma oportunidade de trabalhar o saneamento. Identificamos 116 escolas sem rede de esgoto em Campo Grande e mais nove escolas rurais também sem saneamento. Embora essas escolas rurais não estejam em nosso contrato formal, elas fazem parte do nosso compromisso com a população de Campo Grande”, explica Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Para tratar o esgoto das escolas rurais, a Águas Guariroba utiliza uma tecnologia de tratamento biológico aeróbico eficiente, sem gerar lodo excedente. No caso da escola da Comunidade Aguão, foram usadas quatro unidades desse sistema.

Locais com poços comunitários receberam sistemas de cloração para garantir a desinfecção da água consumida. A concessionária também forneceu os equipamentos e as pastilhas de cloro, além de realizar as adequações necessárias.

Na unidade básica de saúde ao lado da escola, as mudanças foram imediatas. “Antes, tínhamos pelo menos duas crianças por semana com cólicas e diarreia. Hoje, esse problema está praticamente zerado”, comenta Neide Pinheiro.

Além disso, a confiança na água aumentou. “Tiramos o filtro e agora tomamos água direto da torneira, limpando a caixa d’água a cada seis meses sem preocupação”, completa Neide.

Para a professora Walkiria Zanuncio, do 3º ano, o programa trouxe um complemento ao que é ensinado aos alunos. “Ensinamos o plantio de alimentos e o tratamento do esgoto é essencial para evitar contaminação do solo. Isso complementa o que ensinamos sobre saúde e meio ambiente e fará diferença na vida das pessoas da nossa comunidade”, comenta.

O programa Escola Saneada já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede de ensino da Capital, atendendo até o momento 15 escolas urbanas e 3 rurais. Até o fim de 2024, a previsão é que mais quatro escolas rurais sejam beneficiadas.