Aconteceu em Campo Grande, Luana Santos, (24), registou boletim de ocorrência no relata que foi abordada na rede por uma pessoa que ofereceu dinheiro para “alugar” e usar seu Facebook para divulgação de propagandas.
De acordo com vítima, após passar os dados de acesso, o golpista trocou a senha de acesso a rede social. Depois de trocada a senha eles começaram a usar a rede de Luana para aplicar novos golpes utilizando o nome dela.
Além do registro de boletim de ocorrência, Luana também fez o alerta em um grupo de Facebook, Aonde Não ir em Campo Grande, utilizando uma nova conta, onde alerta as pessoas sobre o golpe.
“Venho fazer um alerta para que não caiam nesse golpe. Essa pessoa oferece dinheiro para usar o seu Facebook para divulgação, eu acabei passando o meu. Essa pessoa trocou minha senha e perdi o acesso. Não consegui mais recuperar meu Facebook. Ela está usando meu perfil para dar golpes e várias pessoas entraram em contato comigo. Já fiz boletim de ocorrência”, explicou.
O contato foi feito por telefone, após um tempo de conversa foram oferecidos R$400 por uma semana de aluguel do perfil. Após a troca da senha os golpistas passaram a pedir ajuda financeira aos amigos da vítima que não conseguiu recuperar seu perfil.
CUIDADOS
Nunca passe sua senha a ninguém, para aumentar o nível de segurança o Facebook recomenda que os usuários ativem a “autenticação de dois fatores”. Essa forma de acessar o Facebook exige após entrar com login e senha um código que é enviado por celular para uma confirmação de que o usuário está ciente da conexão.