fbpx
Search

Assembleia vai formar comissão para investigar situação de barragens em Corumbá

Após as recentes tragédias por causa do rompimento de barragens da Vale, a assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul pretende forma uma comissão para que levantar a situação das que estão localizadas em Corumbá. De acordo com Herculano Borges, 2º secretário da Casa de Leis, a comissão será formada por parlamentares que irão verificar de perto a situação das barragens para evitar que aconteçam tragédias como as de Mariana e Brumadinho.

O deputado Neno Razuk subiu à tribuna nesta terça-feira (12) para falar de uma das prioridades de seu mandato que será a de investigar a situação de barragens mantidas pela Vale localizadas em Corumbá. “Devemos trabalhar juntos na questão das barragens, me preocupo com os córregos que secaram e ainda podem secar. Precisamos descobrir o que é feito pela Vale aqui no Estado e no mundo, pois os últimos fatos mostram que ela está prejudicando a vida de todos onde está instalada, destacou Neno Razuk.

O deputado estadual Evander Vendramini lembrou que Corumbá convive com os perigos das barragens há anos. “Duas empresas estão no território, a Vetorial e a Vale, estas empresas precisam de um plano de fechamento para que não haja passivo ambiental após a saída delas de lá. As mineradoras já despejam rejeitos de minérios no ar, que atingem as ruas da cidade e quando há ventos fortes é tudo espalhado. É necessária a contenção das barragens. Devemos cobrar da empresa uma efetiva proteção das barragens. O córrego Piraputangas pode deixar de existir”, explicou.