Search

‘Atividade física é o melhor remédio para prevenir e combater a depressão’, afirma Dráuzio Varella

Para comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, a Prefeitura de Campo Grande promoveu nesta terça-feira (29) para os servidores a palestra “Como Evitar, Enfrentar e Superar a Depressão”, apresentada pelo médico Dráuzio Varella.

Voltada exclusivamente para os servidores públicos municipais, a palestra está inserida no Programa de Valorização dos Servidores Públicos, uma das metas de governo assumidas pela atual gestão municipal. O secretário municipal de Gestão, Agenor Mattiello, explica que o tema da palestra foi pensado a partir de um levantamento da Seges, que aponta quase dois mil servidores licenciados devido a quadros de depressão.

“Isso nos chamou atenção e resolvemos investigar as causas e, neste sentido, decidimos trazer um médico considerado autoridade máxima neste assunto aqui no Brasil, que é o Drº Dráuzio Varella. Um reconhecido especialista que entende bem do assunto e coleciona vários artigos e livros publicados sobre o tema”, explica o secretário municipal de Gestão.

Falando para uma plateia de mais de dois mil servidores, Drº Dráuzio Varella foi incisivo ao afirmar que o sedentarismo como um dos principais fatores que desencadeiam a depressão. De acordo com o médico, a evolução tecnológica também contribuiu para que as pessoas se movimentem menos, bem como a mistura de atividades profissionais com as rotinas social e familiar.

A gente se esquece de como era a vida 20 anos atrás, onde tínhamos papeis definidos na sociedade. Hoje, vivemos a era do sedentarismo, onde se ‘ganha a vida sentado’. A tecnologia simplificou tarefas, mas se tornou nociva em nossas relações interpessoais, fazendo as pessoas se isolarem, o que leva a depressão. Quem se movimenta e faz atividade física dificilmente desenvolve depressão”, afirma Dráuzio Varella.

Segundo Varella, 54% dos brasileiros estão acima do peso. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, a depressão é hoje a principal causa de afastamento do trabalho. O médico ressalta que aliado à atividade física, o cuidado com a alimentação reflete na qualidade de vida e que o diagnóstico precoce é essencial para evitar e reduzir danos maiores no processo depressivo.