Search

Campo Grande amplia faixa etária e locais de vacinação para imunização contra COVID-19

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ampliou a faixa etária e locais para aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19.

A medida visa aumentar a cobertura vacinal e proteger a população de forma mais ampla, além de facilitar o acesso dos cidadãos à vacina.

A partir de hoje, 16 de fevereiro, o imunizante estará disponível para pessoas com 80 anos ou mais em 51 unidades básicas e de saúde da família da cidade.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a vacina bivalente é indicada para aqueles que receberam a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses e completaram o esquema vacinal básico, tendo tomado pelo menos a primeira e segunda dose.

Em Campo Grande, a Sesau optou por começar a vacinação pelo público idoso e avançar por faixa etária e para outros públicos à medida que novas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, 311 pessoas foram vacinadas em Campo Grande com a dose bivalente, produzida pela Pfizer. Esta vacina foi especialmente desenvolvida em cima de duas variantes da Ômicron, responsáveis pelo maior número de casos da última grande onda de Covid-19 no Brasil.

Os frascos da vacina bivalente se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.

Já a vacina monovalente é a que vem sendo utilizada durante toda a pandemia e tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pelo covid-19. Por isso, ela é chamada de vacina ancestral.

Com a ampliação da faixa etária e dos locais de vacinação, a Prefeitura de Campo Grande reforça o compromisso com a saúde da população e a luta contra a Covid-19. É importante que todos aqueles que se enquadram na nova faixa etária e atendem aos requisitos para a vacinação compareçam aos postos de saúde para receber a dose da vacina bivalente.