Search

Capital recebe 7ª etapa do do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

As disputas do Aberto e Top 8, 7ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, categoria adulta, sofreram mudanças nas datas. As partidas terão início nesta quarta-feira (27) e seguem até o dia 31 no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Para a temporada de 2022 o torneio foi remodelado. A etapas regionais acontecem em duas categorias: Aberto e Top 8. O Aberto reúne as duplas que estão entre 8º e 13º lugar no ranking, além de dois convidados escolhidos pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Já o Top 8 será disputado pelas sete primeiras duplas mais bem ranqueadas da elite e o campeão do aberto da etapa anterior, que foi realizada em Vila Velha-ES.

As partidas contarão com a presença de três atletas de Mato Grosso do Sul, Talita Antunes da Rocha, 49 anos, Saymon Barbosa Santos, 28 anos, e Victória Lopes Pereira Tosta, 22 anos.

A atleta mais reconhecida de MS é a Talita Antunes da Rocha, que está federada em Alagoas, mas é nascida no município de Aquidauana. Talita é tetracampeã do Circuito Brasileiro, com presença nas olimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.

No último evento do Circuito Nacional em Campo Grande, da temporada 2017/2018, Talita foi campeã da etapa no mesmo ano que a atleta foi medalha de bronze no Campeonato Mundial.

Outro grande nome sul-mato-grossense no vôlei nacional é Saymon Barbosa Santos, 28 anos, na última etapa do circuito brasileiro Top 8, o atleta foi campeão em Vila Velha (ES) com seu parceiro Bruno Schmidt. Além da conquista recente, o atleta já foi campeão Brasileiro da temporada 2016/2017 e terceiro colocado em Yangzhou (China), no Circuito Mundial de 2018/2019.

Saymon também disputou em 2017 o Circuito Brasileiro, em casa, já que o atleta é natural de Campo Grande, porém, na ocasião, Saymon terminou a competição com a terceira colocação.

A jovem Victória Lopes Pereira Tosta, 22 anos, nascida em Ivinhema (MS), é uma das recentes revelações do vôlei estadual. Victória iniciou a sua carreira no voleibol de quadra disputando os jogos escolares e campeonatos estaduais em Mato Grosso do Sul.

Destaque em torneios de base, a atleta já foi campeã do campeonato mundial Sub-19, no Chipre, em 2016, e do mundial Sub-21, na Tailândia, em 2019. Depois que a atleta formou dupla com a sergipana Tainá, ela conseguiu chegar pela primeira vez em uma final de Circuito Brasileiro.

Assim como Saymon, Victória também esteve nas fases finais da sexta etapa do Circuito Brasileiro deste ano. Conseguindo a medalha de prata com Tainá na disputa da final contra as cariocas Bárbara Seixas e Carolina Solberg.