Ex-bancário e ex-secretário de Administração, Carlos Alberto de Assis tomou posse nesta segunda-feira (12) como diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) com a missão de buscar um equilíbrio nas ações para atender os usuários, sem prejudicar as empresas prestadoras de serviços. Ele foi empossado pelo governador Reinaldo Azambuja em uma cerimônia restrita por conta da pandemia de Covid-19.
Reinaldo Azambuja escolheu Carlos Alberto de Assis para o cargo por conta do trabalho realizado dentro e fora da administração pública e orientou como deverá ser a gestão dele na Agepan. “O fortalecimento da agência regulatória é o de todo o Estado. É isso que a gente precisa: uma agência de regulação forte, que dá ao mercado segurança, com marcos regulatórios que servem aos dois lados. Olhar o lado do consumidor, do contribuinte, do cidadão, mas também o lado da empresa, das suas obrigações”, disse o governador.
Carlos Alberto de Assis promoveu mudanças importantes na administração estadual, tendo sido Secretário de Administração. Ele foi gerente de banco por mais de duas décadas, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis e presidente do Esporte Clube Comercial de 2007 a 2011, sendo campeão estadual em 2010.
O novo diretor-presidente já começou a trabalhar na agência reguladora. “Os desafios são muitos. É uma agência que lida com vários interesses do Estado e que serve ao usuário. Então, vamos buscar esse equilíbrio entre empresário, prestador de serviço, e usuário. Esse equilíbrio é muito importante. Tem gás, saneamento, coisas estruturantes para o Estado. Nós temos que ter essa visão. O que vamos buscar? Motivar todos os nossos servidores, os técnicos, principalmente, buscar a inovação, fazer com que a agência seja mais rápida nas devoluções daquilo que é pertinente”, explicou Assis.
Ele teve o nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, no dia 31 de março. Asssis substitui Youssif Domingos, que agradeceu ao governador pelo período em que esteve à frente da agência reguladora e ressaltou que em nenhum momento sofreu interferência no comando da Agepan. A agência atua na fiscalização dos serviços de energia elétrica, transporte rodoviário de passageiros, gás canalizado, saneamento, terminal hidroviário e resíduos sólidos.
Também participaram da posse os secretários Sérgio Murilo (Governo e Gestão Estratégica), Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Sérgio de Paula (especial); presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; e a consultora legislativa Ana Carolina Ali Garcia.