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Cinco bancos em Ponta Porã são atuados por irregularidades pelo Procon MS

Ação realizada na cidade de Ponta Porã por  equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa  do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado  de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast,  no período de  cinco a nove  de julho em curso, culminou  com a autuação  de cinco agências  bancárias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil,  Bradesco, Itaú/Unibanco e  Santander (Brasil).

WhatsApp Image 2021 07 09 at 14.19.14 10A diligencia se deu em atendimento a repetidas denúncias de consumidores. Em todas as  agências foram detectadas, como é o caso do excesso de demora para atendimento,  agravado pelo fato da senha só ser entregue após os consumidores ingressarem na agência, os impedindo de comprovar o abuso. Entretanto, vários outras anormalidades foram registradas, principalmente no Banco do Brasil onde pessoas que esperavam para realizar “prova de vida” por terem se aposentado por invalidez. E que, mesmo diante  de suas deficiências,  se obrigaram a aguardar por horas em pé.

Nas agências foram flagradas, também, a inexistência de atendimento prioritário, ausência de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes, falta de atendentes que pudesse orientar os consumidores em fila.  Foi comum encontrar  agencias que não exibiam  alvarás de  Licença e Funcionamento ou quando existiam estavam vencidos.  No caso do Banco do Brasil, desde  2 010.

As unidades bancárias não possuíam, para  acesso dos consumidores, exemplares do Código de  Defesa do Consumidor,  não dispunham de identificação de locais específicos para  atendimento prioritário, os totens para  emissão de senhas  se  encontram desligados e comprovantes de atendimento – quando liberados –estavam impressos em papel termossensivel.