À medida que o ano se inicia, já se desenha um possível panorama político para o pleito eleitoral de 2024 em Campo Grande. O cenário político da Capital traz a presença de três mulheres entre as 29 vagas na câmara.
Grazielle Machado do União Brasil, se destaca como a mulher mais bem avaliada segundo a pesquisa, seguida de perto da delegada Sidneia Tobias e ocupando a última vaga das cadeiras no legislativo a pré-candidata Bruna Lopes. Ambas pré-candidatas foram apontadas na pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pelo Diário MS News e registrada no TSE sob o número MS-05781/2024.
Apesar da presença significativa das pré-candidatas, a representação feminina na Casa de Leis de Campo Grande ainda é baixa, levando em consideração que são 29 cadeiras no legislativo municipal.
A pesquisa ressalta que a voz feminina ainda enfrenta desafios para conquistar uma representação mais expressiva.
Sidineia Tobias (sem partido) comenta que, “ É sempre bom ser lembrada, é importante ter representatividade feminina na política, inspirando as mulheres a participarem ativamente desse processo democrático”, avalia a delegada.
Neste contexto, a posição destacada de Grazielle Machado mostra o engajamento, seu prestígio entre os eleitores, mas também ressalta a importância de ter mulheres bem posicionadas no cenário político local.
Grazielle Machado expressa sua gratidão pelo reconhecimento de Campo Grande ao ver seu nome entre os destaques para ocupar uma das 29 cadeiras na Câmara Municipal. “Como mulher vejo com responsabilidade ser lembrada para representar mais de 50% das mulheres campo-grandenses na Casa de Leis, é importante o compromisso e a importância de representação feminina fortes e efetivas no cenário político”, destacou Grazielle.