O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta sexta-feira (11) da 17ª edição do Encontro de Líderes – Comunitas, realizado em São Paulo. Com foco na segurança pública e no enfrentamento ao tráfico de drogas, Riedel esteve ao lado de importantes nomes da política nacional e empresarial para discutir soluções conjuntas para os desafios dessa área no Brasil.
“A segurança pública talvez seja um dos grandes temas nacionais hoje, dada sua importância para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Quando reunimos experiências, compreendemos as deficiências e olhamos para frente, debates como o que estamos tendo aqui são fundamentais. Precisamos de ações concretas para uma política pública eficaz,” afirmou Eduardo Riedel durante o evento.
Além do governador, participaram do encontro o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez. Durante as discussões, o governador destacou os esforços do estado para enfrentar o crime organizado e as iniciativas voltadas para a melhoria das forças de segurança.
“É um desafio permanente. Mato Grosso do Sul tem investido em inteligência, recursos humanos e tecnologia para reforçar nossas forças de segurança. Estamos firmes no combate ao crescimento da criminalidade dentro do território brasileiro,” enfatizou Riedel.
O painel no qual Riedel participou, intitulado “Coalizão Governamental – Soluções Compartilhadas para a Segurança”, reuniu também os governadores Helder Barbalho (Pará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ronaldo Caiado (Goiás), além de representantes do setor privado e ex-ministros.
Eduardo Riedel chamou a atenção para a necessidade de uma política de segurança pública coordenada entre estados e União, especialmente em relação à questão das fronteiras. “A discussão da fronteira é uma sensibilidade crescente. Precisamos de uma decisão política unificada que permita maior coordenação entre os estados e o governo federal,” concluiu.
Essa reunião de lideranças foi vista como uma oportunidade essencial para a troca de experiências e definição de estratégias que possam ser aplicadas em todo o Brasil, colaborando para o fortalecimento da segurança pública no país.