Dentro de um novo conceito, o Governador Eduardo Riedel está convidando prefeitos a aderir ao programa MS Ativo Municipalismo está sendo enviado aos 79 municípios do Estado pelo Governo de Mato Grosso do Sul.
Lançado na última segunda-feira, o programa vai priorizar ações nas áreas de Educação, Infraestrutura, Saúde e Assistência Social e é baseado em um novo conceito de parcerias com as prefeituras, orientado por metas e resultados.
Segundo o governador Eduardo Riedel, o MS Ativo Municipalismo representa o momento da gestão municipalista do Executivo Estadual, no qual a cooperação e o apoio são os eixos do programa.
“Estamos propondo uma cooperação entre Estado e município para a melhoria do serviço público para a população. Por isso, a fase mais sofisticada, mais elaborada, que demanda dos indicadores bem calibrados”, afirma.
Eduardo Riedel enfatiza que os municípios serão contemplados por programas já estabelecidos. Nesse modelo, as prefeituras terão acesso a informações e suporte técnico especializado, fortalecendo suas capacidades e ampliando o impacto das políticas públicas implementadas.
“O Municipalismo MS Ativo é um segundo momento do municipalismo. O primeiro é aquela interação direta da demanda de infraestrutura. Ela continua, mas a gente vai além. Não tem como fazer saúde, educação e assistência social se não for em uma parceria estreita com o município. O segundo momento são os programas. E o terceiro momento, que vai ser construído a partir de agora, é o sistema de cooperação com monitoramento dos resultados por essa parceria”, disse o governador.
O programa MS Ativo Municipalismo visa ampliar o acesso das prefeituras às ações como o MS Alfabetiza, MS Matemática, Saúde Digital e Bucal, e Cras Volante.
O termo de adesão encaminhado pelo Governo do Estado, solicita que os prefeitos indiquem o profissional, como ponto focal do Programa, até a próxima sexta-feira (26) impreterivelmente para que os trabalhos comecem o mais rápido possível.