fbpx
Search

Exportações de Mato Grosso do Sul crescem 17,4% em janeiro

Exportações de Mato Grosso do Sul crescem 17,4% em janeiro.

As exportações de Mato Grosso do Sul registraram um crescimento de 17,4% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando US$ 679,52 milhões. O resultado positivo é impulsionado pelo aumento das vendas de celulose, soja e minério de ferro, que se destacaram na pauta do comércio exterior do estado.

Celulose lidera o crescimento

O principal produto exportado por Mato Grosso do Sul em janeiro foi a celulose, com participação de 32,5% do total exportado em termos de valor. O setor apresentou um crescimento expressivo de 616,13% nas vendas externas, impulsionado pela entrada em operação da terceira fábrica de celulose em Três Lagoas no ano passado.

Soja e minério de ferro também registram alta

A soja em grão, segundo principal produto exportado pelo estado, também apresentou um crescimento significativo de 61,63% em janeiro. Já o minério de ferro teve um aumento de 325,77% nas vendas externas, enquanto o ferro-gusa registrou um crescimento de 294,12%.

Outros produtos com destaque

Outros produtos que se destacaram nas exportações de Mato Grosso do Sul em janeiro foram o algodão, com um aumento de 608,25%, e o açúcar, com um crescimento de 60,44%.

Perspectivas positivas para 2024

O governo de Mato Grosso do Sul está otimista com as perspectivas para as exportações do estado em 2024. A expectativa é que o crescimento continue ao longo do ano, impulsionado pela demanda global por commodities e pela diversificação da pauta de exportações.

Investimentos em infraestrutura

O governo também está investindo em infraestrutura para melhorar a logística e facilitar o escoamento da produção do estado. Entre as obras em andamento estão a duplicação da BR-163 e a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

Conclusão

O crescimento das exportações de Mato Grosso do Sul em janeiro de 2024 é um indicador positivo para a economia do estado. O aumento das vendas externas demonstra a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses no mercado internacional e contribui para a geração de emprego e renda no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *