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Gleice Jane afirma que “Quem entende de educação é professor”

"Quem entende de medicina é médico, mas quem entende de educação são os educadores". Essa foi a afirmação da deputada estadual Gleice Jane (PT) ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para falar sobre seu requerimento de informações ao governo do estado a respeito da retirada da obra "O Avesso da Pele", que gerou um debate nacional.

“Quem entende de medicina é médico, mas quem entende de educação são os educadores”. Essa foi a afirmação da deputada estadual Gleice Jane (PT) ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para falar sobre seu requerimento de informações ao governo do estado a respeito da retirada da obra “O Avesso da Pele”, que gerou um debate nacional.

Gleice Jane enfatizou que em nenhum momento em seu requerimento estava solicitando a volta do livro, mesmo sabendo que em diversos outros estados os governos já devolveram o material às escolas. Entre os questionamentos do requerimento, a deputada destacou se houve uma análise crítica, profissional, técnica e científica da obra, bem como se foi constituída uma comissão de profissionais competentes para analisar o livro.

Debate com base na ciência

Gleice Jane defendeu o debate em torno do tema levando em consideração os profissionais da área de educação. Segundo ela, não se pode tomar decisões sobre educação sem dialogar com esses profissionais. A deputada destacou a importância de respeitar o preparo dos educadores, pois quando não há respeito, podem ocorrer consequências graves para as gerações futuras.

Realidade das salas de aula

Gleice relembrou casos vividos enquanto lecionava na rede pública de ensino, destacando a gravidez na adolescência como um problema enfrentado por muitas alunas. Ela ressaltou a importância de discutir esses assuntos com os alunos, pois ignorar essa realidade significa permitir que essas jovens continuem enfrentando dificuldades e se afastando da escola.

A deputada Gleice Jane compartilhou histórias de alunas que relataram dificuldades em realizar suas tarefas escolares devido às responsabilidades domésticas que tinham que assumir. Ela mencionou casos de adolescentes exploradas pela família e de jovens casadas precocemente. Segundo Gleice, essas são as histórias que acontecem na escola pública e é necessário debatê-las com profissionais que conhecem essa realidade.

A parlamentar leu a obra em questão e destacou que o livro vai além de palavrões e apelidos ditos pelos alunos em sala de aula. Ela ressaltou que o livro aborda questões como cor da pele e retrata situações de adolescentes exploradas pela família e mulheres enfrentando tratamento de câncer. Gleice enfatizou a importância de respeitar a educação e os profissionais que atuam nessa área.

Após a fala da deputada, foi decidido que o requerimento apresentado por ela será encaminhado à Comissão de Educação da ALEMS, que posteriormente o enviará à Secretaria de Estado de Educação.

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