Search

Governador Eduardo Riedel Celebra Destaque de Mato Grosso do Sul em Transparência na Segurança Pública

Mato Grosso do Sul continua a se destacar no cenário nacional, desta vez por sua notável transparência na área da segurança pública. De acordo com uma pesquisa realizada por entidades de direitos humanos e jornalismo, o estado atende a todos os critérios de transparência de dados e informações na área da segurança pública. O levantamento posicionou Mato Grosso do Sul entre os primeiros no ranking, ao lado de estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O Governador Eduardo Riedel enfatizou o compromisso contínuo do estado com a segurança pública e a transparência: “O Mato Grosso do Sul é um dos estados mais seguros do País. Investir em segurança pública e na transparência continuará sendo uma prioridade de nossa gestão”.

A pesquisa foi realizada em parceria entre o Instituto Sou da Paz, o laboratório de dados ‘Fogo Cruzado’, a agência de dados ‘Fiquem Sabendo’ e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Os pesquisadores compilaram informações publicadas no guia “Segurança Pública em Dados: Guia Prático para Jornalistas”, que avalia o cumprimento dos critérios de transparência estabelecidos pela lei de transparência em cada unidade federativa.

Mato Grosso do Sul, junto com Ceará e São Paulo, foi destacado como um exemplo de boas práticas de transparência, especialmente pela diversidade de informações disponíveis. Esses estados publicam indicadores mensais de homicídios, feminicídios, roubos e outros dados em todos os seus municípios.

A pesquisa analisou os sites das secretarias de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, com foco em sete critérios de transparência ativa. Entre esses critérios estão a atualização dos dados até 2023, o detalhamento dos dados por municípios ou bairros, e a divulgação dos números de letalidade e vitimização policial.

Este reconhecimento reforça a importância das ações desenvolvidas pela gestão estadual de Mato Grosso do Sul na área da Segurança Pública. Entre 2015 e 2022, foram investidos mais de R$ 1,2 bilhões em infraestrutura, equipamentos, armamentos, viaturas, aeronaves e mobiliário para todas as forças de segurança do Estado.

Além disso, até dezembro do ano passado, o estado recebeu 2.523 novas viaturas, incluindo dois helicópteros, como parte dos investimentos contínuos em segurança pública. Mato Grosso do Sul também se destacou como o oitavo estado do país em investimento per capita em segurança pública, com R$ 722,56 investidos por habitante.

Os esforços da gestão estadual e o compromisso com a transparência demonstram a determinação de Mato Grosso do Sul em manter altos padrões de segurança pública e transparência na divulgação de dados relacionados à segurança. Ações como essas reforçam a posição do estado como referência em todo o Brasil.