Em uma iniciativa que visa aprofundar o acompanhamento da Rota Bioceânica, uma das mais aguardadas infraestruturas de transporte no Brasil, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul lançou uma Frente Parlamentar dedicada ao projeto. O evento de instalação da frente contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que enfatizou a importância dessa rota para o estado e para o país.
“Minha integral solidariedade ao ato de hoje, que a Assembleia assume em montar uma Frente Parlamentar de acompanhamento da Rota. Isso demonstra a dimensão e algo que foi construído ao longo dos anos, para que a gente chegue em 2025, atravessando os quatro países, em escala comercial e tenha mais competitividade”, declarou Riedel. A Rota Bioceânica promete reduzir em 14 dias a viagem de navio para os mercados asiáticos, servindo como modelo para o Ministério do Planejamento e Orçamento, que estuda novas rotas que liguem o Brasil ao Pacífico.
“A integração do Brasil, antes de tudo, começa pela integração regional. No nosso ministério temos um grupo de trabalho que vai entregar no final de outubro, todas as possíveis rotas bioceânicas que ligam os estados fronteiriços do Brasil com os países vizinhos. Uma rota bioceânica não exclui e nem compete com outra. E o exemplo que estamos levando no Ministério do Planejamento e Orçamento é a Rota Bioceânica que liga Mato Grosso do Sul ao Paraguai, passando pela Argentina e Chile”, afirmou a ministra Simone Tebet, presente na solenidade.
Com previsão de proporcionar um crescimento econômico e turístico significativo, a Rota Bioceânica conectará o Brasil, começando em Mato Grosso do Sul, ao Oceano Pacífico, atravessando o Paraguai, Argentina e Chile.
“A Rota já tem atraído muitas missões que vêm do Paraguai, Argentina e Chile para cá e nós que vamos a estes países. A província de Taparacá, no Chile, abriu um escritório comercial aqui em Campo Grande. Recebemos uma missão da Filadélfia em Mato Grosso do Sul, buscando o mercado de lácteos. As empresas logísticas começam a se movimentar, Porto Murtinho passa por uma transformação de investimento. E nem começou, nós estamos com a expectativa da Rota, do ponto de vista de ir e vir de diversos produtos de diferentes cadeias produtivas, do turismo, da integração nacional. Então parabenizo a iniciativa da Assembleia”, afirmou o governador.
Além de Eduardo Riedel, participaram do evento os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, que coordenará a Frente Parlamentar, bem como os ex-presidentes do Brasil, Michel Temer, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
A Frente Parlamentar terá a responsabilidade de acompanhar as ações para a implantação da Rota Bioceânica e propor políticas públicas relacionadas ao projeto. A ponte binacional ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai.
“A integração como mecanismo de desenvolvimento econômico é importantíssima para a competitividade de Mato Grosso do Sul, e fundamental para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, e de certa forma até para a Bolívia. Quando concluída, a Rota traz inúmeros benefícios do ponto de vista da integração econômica, social, cultural e turística, e os problemas a gente tem que acompanhar”, destacou o deputado José Orcírio.
A Rota Bioceânica, que terá início em Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, criará uma importante conexão entre o Centro-Oeste brasileiro e o Oceano Pacífico, percorrendo quatro países por um trajeto de 3.320 quilômetros. Recentemente, foi anunciado um investimento federal de R$ 400 milhões para elaboração de projetos e execução das obras de implantação e pavimentação do acesso à Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, Contorno Rodoviário de Porto Murtinho na Rodovia BR-267/MS e Construção do Centro Aduaneiro de Controle de Fronteira, com um prazo de execução de 26 meses.
“A integração como mecanismo de desenvolvimento econômico é importantíssima para a competitividade de Mato Grosso do Sul, e fundamental para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, e de certa forma até para a Bolívia. Quando concluída, a Rota traz inúmeros benefícios do ponto de vista da integração econômica, social, cultural e turística, e os problemas a gente tem que acompanhar”, ressaltou o deputado José Orcírio.
A apenas 6 km de Porto Murtinho, na fronteira com Carmelo Peralta, o governo paraguaio está construindo uma ponte de 1.294 metros de comprimento sobre o Rio Paraguai, com custo de US$ 85 milhões (financiada pela Itaipu) e previsão de conclusão em 2024.
Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 40,6 milhões em obras relacionadas à Rota Bioceânica em Porto Murtinho. Esses investimentos visam atender ao novo corredor e à logística portuária que se instalou na região, fortalecendo as operações comerciais e atraindo empreendimentos portuários. Além disso, medidas foram tomadas para reativar a hidrovia do Rio Paraguai, atraindo operadores e empreendimentos portuários para a região, contribuindo ainda mais para a expansão econômica e logística da região.
A Rota Bioceânica se apresenta como uma promissora via de crescimento e integração não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil, consolidando sua posição como uma peça fundamental na conexão da América do Sul com o mercado global. Com expectativas de acelerar o transporte de mercadorias para os mercados asiáticos, a rota está destinada a desempenhar um papel estratégico no cenário econômico internacional.
O processo de licitação para a elaboração de projetos e a execução das obras necessárias para a Rota Bioceânica já está em andamento, com um investimento federal expressivo de R$ 400 milhões destinados a esse empreendimento. O objetivo é criar uma infraestrutura de transporte eficiente que conecte Porto Murtinho ao Paraguai, Argentina e Chile, proporcionando um corredor logístico viável e competitivo.
Além disso, uma ponte internacional de grande importância está sendo construída sobre o Rio Paraguai, próximo a Porto Murtinho. Esta obra, financiada pela Itaipu e com um comprimento impressionante de 1.294 metros, está prevista para ser concluída em 2024. Ela desempenhará um papel crucial na facilitação do comércio e no acesso às rotas internacionais.
O governador Eduardo Riedel destacou que a Rota Bioceânica já está atraindo investimentos estrangeiros e missões comerciais de países vizinhos, demonstrando o potencial econômico da rota. A criação de escritórios comerciais e a busca por novos mercados são apenas o começo das transformações que estão ocorrendo na região.
À medida que a Rota Bioceânica avança, espera-se um aumento substancial nas oportunidades de comércio, turismo e integração regional. Essa iniciativa não apenas fortalecerá a economia de Mato Grosso do Sul, mas também promoverá uma maior cooperação entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile.
O projeto da Rota Bioceânica, sob a liderança do governador Eduardo Riedel e o acompanhamento atento da Frente Parlamentar, representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura de transporte na América do Sul e uma oportunidade para o Brasil consolidar sua posição como um ator global no comércio internacional. Com o compromisso de investimento e planejamento em andamento, a Rota Bioceânica está prestes a se tornar uma realidade transformadora que impulsionará a economia e a integração regional nos próximos anos.