Um incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, foi confirmado nesta segunda (15) pelo corpo de bombeiros, segundo a agência de notícias Reuters. O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não ficou imediatamente claro o que causou o incêndio. A televisão France 2 relatou que a polícia estava tratando o incidente como um acidente.
A prefeita de Paris também fez uma publicação no Twitter sobre o incêndio. “Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas, e nós fomos ao local em estreita conexão com a diocese de Paris. Eu peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu a prefeita, Anne Hidalgo.
Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, que é visitada por milhares de pessoas todos os dias. A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral, de acordo com a EFE.
Foi possível ver fumaça saindo do topo da catedral medieval, enquanto as chamas saíam das duas torres dos sinos, afirmou uma testemunha da Reuters.
A catedral, que remonta ao século 12, é famosa por aparecer no romance clássico de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre-Dame”.
Un terrible incendie est en cours à la cathédrale Notre-Dame de Paris. Les @PompiersParis sont en train de tenter de maîtriser les flammes. Nous sommes mobilisés sur place en lien étroit avec le @dioceseParis. J'invite chacune et chacun à respecter le périmètre de sécurité. pic.twitter.com/9X0tGtlgba
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 15, 2019
(*) Informações com o G1.