O governo de Mato Grosso do Sul deu início ao envio de 15 mil cobertores para o Rio Grande do Sul como parte dos esforços assistenciais ao estado gaúcho. O transporte está sendo feito por via aérea e está sendo coordenado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Hugo Djan Leite, explicou que a destinação dessas doações, assim como do carregamento de água e outros suprimentos já enviados, ficará a cargo do gabinete de crise do governo gaúcho. Ele ressaltou que a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul está solidária com a situação e pronta para atuar na calamidade climática que assola o estado do Rio Grande do Sul.
Apoio logístico e mobilização de pessoal
Na semana passada, o governo de Mato Grosso do Sul enviou dois caminhões com água potável e equipes para auxiliar na logística e organização das doações no resgate às vítimas. O governador Eduardo Riedel acompanhou a saída dos agentes e destacou o empenho do governo do estado em mobilizar pessoal e suprimentos para dar apoio neste momento de crise.
Riedel ressaltou a importância das doações da sociedade e mencionou que diversas instituições e a iniciativa privada estão envolvidas na mobilização de apoio, suporte e resgate para os gaúchos. Nos próximos dias, também serão enviados outros caminhões com alimentos e insumos médicos, além de 19 médicos que se deslocarão para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
É fundamental que os cidadãos sul-mato-grossenses estendam suas mãos neste momento, pois as doações são extremamente importantes para ajudar os irmãos gaúchos que estão enfrentando essa crise. A solidariedade e mobilização de todos são essenciais para superar essa situação difícil.