As ações de segurança em escolas do Mato Grosso do Sul serão mantidas, abrangendo tanto as unidades da rede estadual quanto as redes privada e municipal. Na semana passada, a segurança foi reforçada nas 348 escolas da rede estadual, que funcionaram normalmente, com equipes do programa “Escola Segura, Família Forte”, do Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar (NISE) e da patrulha do Centro de Operações de Segurança Integrado (COSI) atuando de forma efetiva em todo o estado.
Enquanto a manutenção das ações é formalizada, o NISE continua seu trabalho com três frentes: coleta e análise de dados, produção de conhecimento e proposição de ações e políticas de longo prazo para melhorar a segurança nas escolas. O NISE é composto por policiais, professores e psicólogos, que juntos estudam os fenômenos, compilam dados e transformam em conhecimento para apoiar políticas públicas voltadas ao aprimoramento da segurança escolar.
Além disso, o NISE realiza visitas técnicas e atendimento psicossocial aos alunos, apresentou à Secretaria de Estado de Educação (SED) um plano de capacitação da comunidade escolar e melhorias nas instalações, propiciando maior possibilidade de defesa em caso de crise. A intenção é fazer uma linha do tempo, avaliação periódica e verificar o que está dando certo e o que precisa de melhorias de forma global.
O patrulhamento escolar do programa “Escola Segura, Família Forte” deve ser reforçado e ampliado, e a rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa ocorre por meio de celulares disponíveis nas viaturas, além de um tablet que serve para o policial registrar toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas. Com a expansão do programa, a previsão é de beneficiar aproximadamente 100 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da capital.
O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar. O Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar funciona no Centro de Operações de Segurança Integrado, responsável pelo videomonitoramento de 245 escolas da rede estadual, que tem 348 unidades em todo o Mato Grosso do Sul, com mais de 185 mil alunos. A previsão é que este monitoramento chegue a 298 escolas até o final de abril.