Executivos e investidores do setor financeiro estão preocupados com o possível efeito dominó que o colapso do Silicon Valley Bank pode ter em outros bancos regionais dos Estados Unidos.
A Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) foi nomeada administradora judicial e está buscando um comprador para proteger depósitos não segurados.
O SVB Financial Group (SIVB.O), focado em startups, tornou-se o maior banco a falir desde a crise financeira de 2008 na sexta-feira, deixando bilhões de dólares pertencentes a empresas e investidores retidos.
A FDIC estava tentando encontrar outro banco no fim de semana que estivesse disposto a se fundir com o Silicon Valley Bank.
Com US$ 209 bilhões em ativos, o credor com sede em Santa Clara, na Califórnia, era o 16º maior banco dos EUA. O Federal Reserve dos EUA e o FDIC estavam avaliando a criação de um fundo que permitiria aos reguladores apoiar mais depósitos em bancos que enfrentam problemas, informou a Bloomberg.
Os reguladores discutiram o novo veículo especial em conversas com executivos bancários e esperavam que tal medida tranquilizasse os depositantes e ajudasse a conter qualquer pânico.
A Casa Branca disse no sábado que o presidente Joe Biden conversou com o governador da Califórnia, Gavin Newsom, sobre o banco e os esforços para resolver a situação.
Alguns executivos do setor financeiro afirmam que um acordo seria considerável para qualquer banco e provavelmente exigiria que os reguladores dessem garantias especiais e fizessem outras concessões para qualquer comprador.
Com a relativamente curta lista de potenciais compradores que poderiam fechar um negócio em um fim de semana, o processo de encontrar um comprador para o Silicon Valley Bank pode ser desafiador.
A situação está mudando rapidamente e os reguladores ainda não têm apoio político para lançar uma tábua de salvação para o banco, que atendia a startups e investidores do Vale do Silício. No entanto, a criação de um fundo especial pode ajudar a tranquilizar os depositantes e impedir a propagação de um possível pânico em outros bancos.
“Todos estão trabalhando com o FDIC para estabilizar a situação o mais rápido possível”, disse Newsom no sábado.
Outros Bancos
O Silicon Valley Bank (SVB) está enfrentando problemas financeiros, com um alto nível de depósitos não garantidos pelo FDIC, que são limitados a US$ 250.000.
Enquanto analistas acreditam que grandes bancos não serão afetados, pequenos bancos comunitários podem ficar sob pressão.
Bill Ackman, gerente bilionário de fundos de hedge, alertou que a falha em proteger todos os depositantes pode levar à retirada de depósitos não segurados de outras instituições, o que pode drenar a liquidez dos bancos comunitários, regionais e outros.
As ações de bancos regionais e menores foram duramente atingidas na sexta-feira, com o índice de bancos regionais S&P 500 caindo 4,3% e o Signature Bank caindo cerca de 23%.
Se nenhum comprador for encontrado para o SVB, os depositantes não segurados provavelmente ficarão com uma parte dos fundos que o FDIC puder levantar vendendo os ativos do banco.