Search

No Dia do Consumidor, conscientização torna-se grande aliada para vendas 

Data homenageia os clientes e lojas apostam em promoções

Tradicionalmente marcado por promoções, o dia 15 de março, também conhecido como o Dia do Consumidor, além de homenagear os clientes, traz à tona uma questão considerada emblemática: o relacionamento entre consumidores e fornecedores. O fato é que, cada vez mais, os empresários estão seguindo à risca o Código de Defesa do Consumidor e isso tem gerado bons frutos para ambas as partes. Aproveitando o chamariz da data, lojistas do Shopping Campo Grande apostam em ofertas para manter um relacionamento cada vez mais próximo com o cliente.

De acordo com o advogado e superintendente estadual do Procon/MS, Marcelo Salomão, a data é simbólica porque chama a atenção da população em conhecer seu direito enquanto consumidor e, em contrapartida, o fornecedor passa a respeitar o que determina a legislação, trazendo equilíbrio na relação de consumo. Com uma visão mais ampla do negócio, os próprios empreendimentos fazem a divulgação dos direitos do consumidor aos clientes, proporcionando mais segurança para as negociações.

Salomão destaca que o comércio tem evoluído em relação aos Direitos do Consumidor. “Hoje, o fornecedor entende o Código de Defesa do Consumidor. Respeita mais do que há alguns anos e o traz para fidelizar o seu cliente. Se o fornecedor respeita o código, ele fideliza o seu cliente. É muito importante isso, acredito que melhoramos bastante nesse aspecto”, declara.

Para a proprietária da Sésamo Gelato do Shopping Campo Grande, Aline Queiroz, a data é importante para os lojistas, pois oferece a oportunidade de agradecer àqueles que prestigiam o empreendimento todos os dias. “Algumas lojas fazem promoção, outras dão mimos aos consumidores e isto faz com que eles sintam-se contemplados”, avalia.

Aline pontua, ainda, que o consumidor conhece cada dia mais os seus direitos e, mais que isto, ele é quem dita as regras. “Hoje não basta ter um bom produto, é preciso ter ótimo atendimento e cuidar mesmo do cliente”, diz.

Formação – Com o objetivo de preparar os lojistas para atender todos os perfis de consumidores, o Shopping Campo Grande proporciona diversos treinamentos e debates junto aos comerciantes locais, para trocar ideias e prepará-los para receber os clientes de forma mais eficaz. Um exemplo disso é o atendimento a clientes com Transtorno do Espectro Autista, para que saibam lidar com as diferenças e levar, cada vez mais, um atendimento humanizado ao público.

Os investimentos em acessibilidade também demonstram preocupação com o consumidor. Desde o ano passado, o Shopping passou a contar com uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que realiza atendimentos no Espaço Cliente. Placas e adesivos foram colocadas nas portarias principais e em locais estratégicos para informar o público sobre o assunto. Assim, dúvidas, sugestões, reclamações e elogios podem ser feitos diretamente no setor, que está localizado no Espaço Cliente em frente às lojas Americanas e Renner, no primeiro piso.

Outra inovação foi a implementação de uma ferramenta no site oficial do Shopping (www.shoppingcampogrande.com.br) que possibilita a tradução digital  e automática dos textos para Libras por meio do programa “Hand Talk”, como forma de levar inclusão e acessibilidade para surdos. A solução oferece recursos complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes e é referência no segmento, sendo comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo.

Sobre a data – O Dia do Consumidor já virou tradição principalmente para aqueles que aguardam promoções reservadas especialmente para a data e isto converge com a história. A data original da comemoração, criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy, é 15 de março. Quando criou a comemoração, Kennedy fez um discurso no Congresso americano no qual elencou quatro direitos do consumidor: de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha.