Search

Nome de Gerson Prata ganha força para novas eleições municipais em Miranda

Miranda pode estar perto de ter novas eleições municiais após a decisão do Tribunal Pleno de manter a sentença de cassação da prefeita Marlene Bossay do MDB/MS. Com esse cenário o nome que surge com força para a disputa é o de Gerson Prata, ex-coordenador político do Governo do Estado na região. A prefeita foi afastada sob a acusação de compra votos e abuso de poder econômico.

Em conversa com o Atual News, Gerson foi comedido, disse que é melhor esperar a confirmação de outra eleição e que após isso ainda irá se pautar por uma pesquisa para avaliar suas chances. Em um post no seu perfil pessoal do Facebook, Prata diz que esteve na governadoria discutindo investimentos em todo o Estado, com carinho especial para Miranda e que está muito orgulhoso de ter seu nome avalizado pela Executiva Estadual do PSDB onde terá um assento como membro titular a partir de 5 de maio.

A CASSAÇÃO

O TRE/MS informou que será necessário convocar novas eleições no município de Miranda, após o Tribunal Pleno manter a sentença de cassação da prefeita Marlene Bossay por compra de voto e abuso do poder econômico.

Anteriormente havia sido informado que seriam eleições indiretas, conduzidas pelo presidente da Câmara, porém voltou atrás decidindo por eleições diretas, uma vez que a indireta só poderia ocorrer caso se tratasse dos últimos seis meses de gestão, conforme está prevista no artigo 224, inciso 4º, da Lei n.º 4.737 de 15 de Julho de 1965, a lei do Código Eleitoral.

Ainda segundo o TRE, após notificação do acórdão o presidente da Câmara de Miranda assumirá a prefeitura e permanecerá no cargo até o Tribunal elaborar novo calendário eleitoral para o município para que ocorra uma nova eleição.

A prefeita pode ingressar com recurso no TSE – Tribunal Superior Eleitoral e uma ação cautelar pedindo efeito suspensivo da decisão do TER.

O MOTIVO

De acordo com denúncias, em 2016 o filho da prefeita, Alexandre Bossay, foi flagrado e preso entregando cestas básicas na Aldeia Lalima, em Miranda. Junto com ele foram encontrados ainda tickets de vale combustível que poderiam ser para repasse a eleitores.