Search

Vacina contra VSR evita mais de 80% de casos graves em gestantes e idosos

Vacina VSR da Pfizer
Vacina pode ser encontrada na Rede Sabin - Foto gerada por IA

Idosos e gestantes agora têm à disposição uma nova arma contra o vírus sincicial respiratório (VSR), com a vacina Abrysvo®, aprovada no Brasil. Este imunizante, desenvolvido pela Pfizer, já está disponível em clínicas privadas e é o único indicado para proteger tanto bebês quanto idosos contra complicações graves causadas por infecções respiratórias.

Indicação para grupos vulneráveis

A vacina é indicada para gestantes entre as semanas 24 e 36 de gravidez, visando proteger bebês de até seis meses, grupo altamente vulnerável ao VSR. A dose única aplicada nas mães ajuda a evitar complicações como bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. Para idosos a partir de 60 anos, a Abrysvo também é aplicada em dose única, reduzindo riscos graves relacionados a doenças respiratórias e comorbidades, como doenças cardíacas e pulmonares.

Eficácia comprovada em estudos clínicos

Ensaios clínicos de fase 3 demonstraram a eficácia da Abrysvo na prevenção de formas graves da doença. Entre crianças de até três meses, a vacina preveniu 82% dos casos graves causados pelo VSR, e entre bebês de até seis meses, a proteção foi de 69%. Em idosos, a eficácia foi de 85,7% contra infecções respiratórias graves, ajudando a reduzir as taxas de hospitalizações.

Disponibilidade da vacina no Brasil

A Abrysvo já está sendo distribuída em unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde, presente em 12 cidades, incluindo Brasília, Campo Grande, Salvador e Manaus pela Rede Sabin de Laboratórios. Com essa nova opção, tanto idosos quanto gestantes podem se proteger melhor contra o VSR, reduzindo o impacto da doença nas populações mais vulneráveis.