Search

Prazo para Censo das UBS em MS Termina em 10 Dias

O prazo para gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) se encerra em 31 de julho. Atualmente, 231 UBSs em Mato Grosso do Sul ainda não responderam ao questionário, e outras 85 precisam completar a pesquisa.

O prazo para gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) se encerra em 31 de julho. Atualmente, 231 UBSs em Mato Grosso do Sul ainda não responderam ao questionário, e outras 85 precisam completar a pesquisa. Os responsáveis devem acessar o sistema e-Gestor e preencher as perguntas do questionário, que são dirigidas a um respondente por UBS, em conjunto com sua equipe.

O censo das UBS é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conass, Conasems e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. O objetivo é entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBSs em todo o Brasil. A apuração identifica áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

Além disso, 2024 marca 30 anos da implantação da Estratégia Saúde da Família (eSF) no Brasil, tornando o censo uma oportunidade histórica para compreender a situação da Atenção Primária à Saúde (APS).

“O censo tem o objetivo de identificar gargalos e insuficiências no acesso, visando garantir a qualidade e os atributos da Política Nacional de Atenção Básica. Também realiza diagnóstico da infraestrutura, estimula a cultura da avaliação e gera dados para fundamentar a estratégia de alocação do custeio”, afirma Jérzey Timóteo, secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps).

Como Acessar o Questionário?

O gestor municipal deve acessar a plataforma e-Gestor, utilizando o login gov.br, e necessita da anuência do gestor municipal (manifestação de interesse). A manifestação de interesse é realizada dentro do sistema “Gerencia APS” no e-Gestor. Após a adesão, a plataforma do Censo será liberada para cadastrar os responsáveis e responder ao Censo das UBS.

A Saps recomenda que seja escolhido um respondente por UBS do município, preferencialmente o gerente ou coordenador da unidade, ou um profissional da área de saúde com amplo conhecimento sobre a unidade.

Live para Sanar Dúvidas

No último dia 26 de junho, gestores estaduais e municipais puderam interagir e tirar dúvidas sobre o assunto. Com o tema “Tudo o que gestor precisa saber sobre o Censo Nacional das UBS: perguntas e respostas”, a live foi promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio da rede de pesquisa em atenção primária de saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Suporte

O Ministério da Saúde disponibiliza canais de suporte em tempo real:

  • Disque Censo (Telefone e WhatsApp: +55 11 3061-7965)
  • E-mail: censoubs@saude.gov.br
  • Canal Web de atendimento

Sobre o Censo

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a participação de órgãos como os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) e representantes da comunidade acadêmica.