A gestão Adriane Lopes, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), inaugurou nesta quinta-feira (12) o Núcleo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no Parque Ecológico do Sóter. A nova unidade não só atenderá o parque, mas também os bairros adjacentes, como Mata do Jacinto, Jardim Marabá, Giocondo Orsi e Vila Margarida, beneficiando uma população de mais de 80 mil pessoas.
De acordo com o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, o projeto de descentralização da gestão municipal tem como objetivo implementar ações assertivas em parceria com a população. “Esse projeto nasceu da cooperação entre a administração pública e a comunidade. Ouvindo representantes de diversos segmentos e atendendo uma reivindicação antiga, foi instalada uma base móvel que permaneceu na região por um mês, culminando agora em um núcleo permanente com atendimento 24 horas”, explicou Gonzaga.
Infraestrutura e Operação
Localizado na entrada principal do parque, na esquina das ruas Cristóvão Lechuga Luengo e Antônio Rahe, o núcleo conta com 12 agentes de segurança pública e um veículo à disposição. A operação é feita em regime de revezamento, com um servidor alocado na sala administrativa diariamente, enquanto dois agentes se revezam em patrulhas constantes tanto no parque quanto nas áreas circunvizinhas.
A infraestrutura do núcleo foi planejada para dar suporte completo aos servidores, com uma sala administrativa equipada com mesa, cadeira, computador e ar-condicionado, além de um dormitório com banheiro privativo, garantindo condições adequadas para o trabalho durante todo o expediente.
Repercussão na Comunidade
Carlos Alberto Alves Barbosa Rocha, presidente da Associação de Moradores do Residencial Sóter, enfatizou a importância da atuação da GCM para a segurança local. “A instalação do núcleo reforça a sensação de segurança na região. Moradores, comerciantes e frequentadores do parque estão muito satisfeitos com a instalação da base fixa, pois notaram o impacto positivo do trabalho realizado pela GCM desde a presença da base móvel”, destacou.
Moradora da região há 50 anos, Selene Maria de Oliveira compartilhou seu entusiasmo com a inauguração. “Essa presença da GCM no bairro é a realização de um sonho antigo. Podemos caminhar em paz pelas ruas que amamos, com mais tranquilidade”, afirmou Selene.
Edson Vicente de Oliveira Júnior, liderança comunitária da Mata do Jacinto, lembrou que a violência na área levou à criação de uma ronda comunitária via WhatsApp, com mais de 870 membros trocando informações e emitindo alertas. Para ele, a presença da GCM no núcleo é uma conquista que fortalecerá ainda mais essa parceria entre comunidade e poder público.
Atuação da GCM na Capital
A Guarda Civil Metropolitana atua nas sete regiões da capital, sendo a maior força de segurança pública municipal do estado. Além de seu trabalho preventivo e repressivo, a GCM atende diversas demandas em conjunto com a Polícia Militar do Governo do Estado.
Iniciativas como a Ronda Municipal (ROMU) e o Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP) contribuem para a segurança nas comunidades. A criação de novas bases de operação e núcleos, como o do Parque Sóter, reforçam o compromisso da GCM em estar próxima da população, promovendo a segurança pública de forma eficaz.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou o compromisso da gestão com a segurança. “A inauguração deste Núcleo da Guarda Civil no Parque Sóter é mais um passo para garantir segurança e tranquilidade às famílias da região. Estamos cada vez mais próximos da comunidade, ouvindo suas demandas e transformando-as em ações concretas que melhoram a qualidade de vida de todos”, declarou a prefeita.