Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28), a deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a prioridade de imunização de gestantes, puérperas e lactantes no programa de vacinação contra o coronavírus, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para justificar o projeto, a deputada apresentou estudo publicado no International Journal of Gynecology, apontando que 124 mulheres gestantes e puérperas morreram por Covid-19 no Brasil, o corresponde a 77% dessas mortes no mundo. Conforme Boletim Epidemiológico Especial do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul lidera na região Centro-Oeste o ranking de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em gestantes.
“Dados do Comitê Estadual de Prevenção à Moralidade Materna e Óbito Infantil atestam que até o presente momento foram 22 óbitos maternos no Estado, enquanto no ano passado, no mesmo período, foram apenas três. Destas 22 mortes, 14 em decorrência da Covid-19. O Ministério Público da Saúde definiu que as grávidas, em qualquer idade gestacional, e puérperas até duas semanas após o parto, fazem parte do grupo de risco de risco”, informou.
Mara fez um apelo para aprovação da proposta, que será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). “Todos estes dados e números nos sensibilizaram, já que dimensionam a necessidade de rápida e eficaz imunização desta parcela da população sul-mato-grossense, especialmente, por serem responsáveis em trazer novas e preciosas vidas ao mundo”, afirmou a deputada.