Search

Projeto do Comitê Emergencial da Comunidade realiza capacitação no Lageado

Dr. Lívio dando treinamento para sentinelas do projeto Viver Bem no Lageado
Dr. Lívio dando treinamento para sentinelas do projeto Viver Bem no Lageado

O CEC, projeto que reúne lideranças comunitárias do Lageado e que conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Campo Grande, UFMS e da Cruz Vermelha, realizou no dia 22 uma capacitação com os sentinelas do projeto Viver Natural, coordenado pelo Frei Jonas.

Segundo o vereador Dr. Lívio, presidente da Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid -19, os sentinelas são moradores do bairro que vão ajudar a monitorar a comunidade, levando informações sobre o estado de saúde e das necessidades urgentes das famílias. “A ideia é montar uma rede na qual essas informações cheguem até o comitê que fará o atendimento emergencial e também comunicará as autoridades sobre essas necessidades, a fim de que a ajuda do poder público chegue, de fato, até as pessoas mais vulneráveis”, explicou Dr. Lívio.

O CEC nasceu da necessidade de organizar a comunidade e prepará-la para a chegada da pandemia. O padre Agenor e a Irmã Delair, do Instituto da Misericórdia que atuam na região da Cidade de Deus solicitaram uma reunião no dia 24 de abril com lideranças dos bairros adjacêntes na qual participaram o vereador Dr. Livio e o presidente da ONG Reciclando Sorisos, Wilson Belicanto, que atua na Unidade de Trtatamento de Resíduos (UTR).

Desde então, o projeto cresceu e se estruturou, passando a abrir novos polos para organizar outras comunidades no enfrentamento à pandemia.

O trabalho é realizado em 4 eixos: 1) Difusão de informações sobre a Covid 19 (modo de transmissão, importância do uso e manipulação correta de máscaras, necessidade do isolamento social, etc) 2) Arrecadação e distribuição de doações (alimentos, roupas e agasalhos, tecidos, etc), 3) produção de máscaras pelas costureiras voluntárias do bairro e posterior distribuição à comunidade e 4) Transporte e apoio aos doentes e seus familiares em caso de teste positivo ao coronavírus.

Nesta sexta-feira, no salão da Paróquia São Paulo, os sentinelas do polo do Frei Jonas receberam uma palestra ministrada pelo vereador Dr. Lívio sobre a transmissão da Covid 19 e sobre o uso e manipulação de máscaras. Jean Lescasno, da Cruz Vermelha, ministrou um treinamento sobre o aplicativo ODK, que cadastra as famílias para receberem ajuda do polo.

Segundo o Frei Jonas, que atua na região há mais de 20 anos, o número de famílias pedindo ajuda de alimentos aumentou muito desde o início da pandemia. “Muitas mães de família perderam seus empregos de diaristas e os homens, de pedreiros e garçons, e o apoio do CEC está nos ajudando a fazer face a essas novas demandas”, disse.