Search

Protetora contra o sarampo, caxumba e rubéola, vacina Tríplice Viral tem baixa procura em MS

Dados da Secretaria do Estado de Saúde (SES) apontam que em Mato Grosso do Sul 89.788 crianças foram vacinadas contra o sarampo desde o dia 1º de janeiro deste ano. Esse númro corresponde a apenas 46,42% da cobertura vacinal esperada, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% das crianças de cada estado do País.

Ainda segundo o balanço do SES, são 263.428 crianças na faixa-etária dos seis meses a menores de cinco anos (exatos quatro anos, 11 meses e 29 dias) aptas a receberem a chamada vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

Apenas em Campo Grande, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 16 mil de um total de 57 mil já foram vacinadas, o que significa apenas 20% da meta esperada para esse ano.

O Ministério da Saúde explica que o imunizante é aplicado em duas doses ao longo do desenvolvimento da criança, sendo a primeira com um ano de idade e a segunda (reforço) ao completar 15 meses de vida.

A procura também está baixa em todo o Brasil. Na última atualização do Minstério da Saúde, no início deste mês, 47,08% das crianças receberam o imunizante. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.Vacinação contra sarampo está abaixo da meta, diz Ministério da SaúdeVacinação contra sarampo está abaixo da meta, diz Ministério da Saúde

No ano passado, a vacinação também foi baixa. O balanço final apontou que somente 50,1% do público-alvo recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral em todo o País.

Ainda segundo o Ministério, depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença.

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.