A campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) ganhou nesta quarta-feira (04) oficialmente o apoio do PT para a disputa da presidência da Câmara Federal.
Foi por uma votação apertada e por 27 a 23, o PT, que tem a maior bancada da câmara, decidiu por apoiar o MDbista.
Vale lembrar que Wagner Rossi, pai de Baleia, foi ministro da agricultura no governo Dilma, além disso o MDB andou de mãos dadas com o PT durante a maior parte do tempo em que esteve no poder.
A eleição que renovará a cúpula do Congresso será no dia 1º de fevereiro e Baleia tem como principal adversário o líder do Progressistas, Arthur Lira (AL). Chefe do Centrão, Lira conta com o aval do Palácio do Planalto.
O PT abriu mão de ter candidato próprio, mas o líder do PT na Casa, deputado Enio Verri (PR), expressou a vontade de derrotar Bolsonaro novamente em mais uma votação. “A tese que nos levou a esse apoio trata-se de se apoiar um candidato que não seja o de Bolsonaro”, disse Verri.
Baleia Rossi tem agora o apoio do DEM, Cidadania, PT , PSB, PSDB, PV, PDT, PC do B, Rede e PSL dividido, somando 278 votos, e ainda busca apoio do PSOL, com que deve ser reunir no dia 15.
A luta pela presidência da Câmara esta diretamente ligada as eleições presidenciais de 2022, uma vêz que todos os projetos que podem dar musculatura ao preisdente Jair Bolsonaro precisam passar pelo trâmites da câmara.
Na outra ponta, o bloco de Lira, líder do Centrão, tem o aval de dez partidos (Progressistas, PL, Republicanos, PSD, Solidariedade, PTB, Pros, PSC, Avante e Patriota), que somam 203 parlamentares. Para ganhar a eleição, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos 513 deputados, ou seja 257 votos em primeira votação, ou ser o mais votado em segundo turno.