Como presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande (MS), o vereador Dr. Lívio participou, no começo da semana, do 1º Encontro Municipal de Atenção Primária à Saúde, representando o poder legislativo municipal, ao lado de representantes também do Ministério da Saúde, do Executivo Municipal e Estadual.
O evento abordou assuntos relativos aos desafios e as inovações tecnológicas da área. “Discussões necessárias para construir uma política efetiva de saúde”, ressaltou Dr. Lívio.
Por meio de palestras e debates foi discutida a realidade da Atenção Primária à Saúde (APS) nos níveis nacional, estadual e municipal, em busca de um alinhamento nos serviços oferecidos pela APS.
APS
O Ministério da Saúde define a Atenção Primária como a porta de entrada do nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Com as equipes de Saúde da Família, a APS inicia o atendimento continuado. São realizadas ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
Sua relevância e prioridade no Sistema Único de Saúde tem sido tamanha que com a publicação do Decreto nº 9.795, de 17 de maio de 2019, a Atenção Primária à Saúde (APS) adquiriu status de Secretaria, no âmbito do Ministério da Saúde.08