Search

Riedel reforça apoio ao Rio Grande do Sul e envia água, equipes de resgate e medicamentos

Diante da situação crítica no Rio Grande do Sul, devastado pelas piores enchentes da história, o Governador Eduardo Riedel colocou o Governo de Mato Grosso do Sul em ação para auxiliar as vítimas da tragédia. Nesta quarta-feira (8), foram enviados dois caminhões com água potável e equipes de resgate para reforçar o apoio ao estado gaúcho.

Campo Grande, MS – 08 de maio de 2024Diante da situação crítica no Rio Grande do Sul, devastado pelas piores enchentes da história, o Governador Eduardo Riedel colocou o Governo de Mato Grosso do Sul em ação para auxiliar as vítimas da tragédia. Nesta quarta-feira (8), foram enviados dois caminhões com água potável e equipes de resgate para reforçar o apoio ao estado gaúcho.

“Estamos trabalhando incansavelmente para apoiar o Rio Grande do Sul e nossos irmãos gaúchos neste momento tão difícil”, afirmou o Governador Riedel. “Mobilizamos equipes e recursos para auxiliar no resgate de pessoas, na distribuição de água potável e na entrega de insumos médicos essenciais.”

bombeiros do ms indo rs

Além dos dois caminhões com água, uma equipe de dez profissionais da Defesa Civil de MS também foi enviada para auxiliar nas ações de resgate e logística. A previsão é que o grupo chegue a Porto Alegre, capital do RS, em até 60 horas.

Nos próximos dias, ainda serão enviados caminhões com alimentos e insumos médicos. Na terça-feira (14), 19 médicos de MS também se deslocarão para Porto Alegre para auxiliar no atendimento às vítimas das enchentes.

A Sanesul, empresa de saneamento de MS, também está mobilizada para auxiliar o RS. A empresa já enviou 30 mil unidades de copos descartáveis e está preparando uma equipe de técnicos para auxiliar na reparação dos sistemas de água potável danificados pelas inundações.

“Estamos prontos para ajudar o Rio Grande do Sul de todas as formas possíveis”, disse o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio. “Nossa equipe está preparada para atuar na recuperação dos sistemas de água e garantir o abastecimento da população afetada pelas enchentes.”

As ações de ajuda humanitária do Governo de MS são realizadas em conjunto com a Defesa Civil do estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Sejusp também está colaborando com a operação, utilizando um helicóptero para resgatar pessoas ilhadas e transportar medicamentos para cidades do interior do RS.

edurado riedel mais equipe almentos rs 02

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no início de maio provocaram as maiores enchentes da história do estado. Até o fim desta terça-feira (7), as inundações já deixaram 90 mortos, 132 desaparecidos e 361 feridos. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas e mais de 155 mil estão desalojadas.

“A situação no Rio Grande do Sul é extremamente grave e exige a mobilização de todos os esforços para ajudar as vítimas”, disse o Governador Riedel. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para auxiliar o estado gaúcho e seus habitantes neste momento de dor e sofrimento.”

O Governo de MS também pede a colaboração da população para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Doações de alimentos, água potável, roupas, colchões, cobertores e outros itens de primeira necessidade podem ser entregues em pontos de coleta espalhados pelo estado.

#MS #Riedel #RioGrandeDoSul #enchentes #inundações #solidariedade #ajuda #doações

Para mais informações:

  • Secretaria de Estado de Comunicação e Cultura de MS: (67) 3320-3200
  • Defesa Civil de MS: (67) 3320-3800
  • Site do Governo de MS: https://www.ms.gov.br/