Search

Startups podem se inscrever no novo programa de aceleração da Natura voltado à venda direta

A Natura abriu as inscrições para a edição 2025 do Natura Innovation Challenge, programa de aceleração que busca startups com soluções inovadoras para transformar o modelo de venda direta. Com o tema “Futuro da Venda Direta”, o desafio deste ano tem como objetivo potencializar e diversificar a atuação das Consultoras de Beleza, por meio de novas tecnologias e ferramentas. As inscrições vão de 7 de abril a 11 de maio.

As startups selecionadas participarão de uma jornada de desenvolvimento personalizada, com foco na criação de conexões reais com a Natura, além da possibilidade de realizar Provas de Conceito (POCs) e construir uma rede de parcerias estratégicas.

“Estamos comprometidos em fomentar a inovação no país e desenvolver soluções que gerem impacto social, humano e econômico. O Innovation Challenge nasceu para conectar empreendedores diversos às oportunidades da Natura, com apoio personalizado e foco em resultados concretos”, destaca Cecília Ribeiro, diretora de Novos Negócios da Natura.

A edição 2025 contará com a parceria da Darwin Startups, responsável por apoiar a construção estratégica e a execução da metodologia de inovação aberta. “Queremos acelerar a adoção das soluções nas áreas de negócio da Natura, ampliando o mercado e o impacto das startups, especialmente na vida e no trabalho das Consultoras de Beleza”, afirma Emília Chagas, diretora de Aceleração & Inovação na Darwin.

A expectativa é selecionar de 7 a 10 startups, que poderão interagir diretamente com a gigante brasileira do setor de beleza e bem-estar. As soluções deverão se encaixar em uma ou mais das seguintes subtemáticas:

  1. Poder da Influência – Ferramentas para otimizar campanhas com micro influenciadores e gerenciar estratégias de influência.
  2. Comunidades – Plataformas que promovam o engajamento e a manutenção de comunidades digitais ou phygitais.
  3. Hiperpersonalização – Tecnologias baseadas em IA e dados para oferecer experiências de compra mais personalizadas.
  4. Potência da Consultoria de Beleza – Soluções tecnológicas que fortaleçam a venda direta e ampliem a diversidade e prosperidade da rede de Consultoras.

Programa com foco em impacto real

Diferente de outros modelos de aceleração, o Natura Innovation Challenge tem como diferencial a geração direta de negócios entre startups e a empresa. As selecionadas contarão com mentoria de especialistas, acesso a redes de inovação da Natura e oportunidades de colaboração que podem seguir além da jornada de aceleração.

“O programa não se resume a acelerar startups — ele cria pontes sólidas com o mercado, abre caminhos e fomenta parcerias duradouras. É uma plataforma de conexão entre grandes indústrias e o ecossistema empreendedor”, explica Ribeiro.

Além de fomentar inovação, o desafio reforça as metas de diversidade e inclusão da Natura, alinhadas à Visão 2030/2050 da companhia. “Nosso foco é fortalecer quem está na linha de frente da nossa rede: as Consultoras de Beleza. Queremos soluções que realmente transformem sua rotina e ampliem suas oportunidades. E buscamos isso junto a startups que compartilham esse propósito e refletem a diversidade do Brasil”, completa.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do programa até 11 de maio. Para apresentar os desafios e tirar dúvidas sobre a participação, será realizada uma live no dia 23 de abril, com transmissão pelo YouTube.